segunda-feira, março 04, 2019

Voto de Saudação

VOTO DE SAUDAÇÃO
Pelo 110º Aniversário do Fayal Sport Club

O Fayal Sport Club foi fundado a 2 de Fevereiro de 1909. É a 5.ª equipa mais antiga de Portugal, nascendo pela influência dos Ingleses que trabalhavam nas estações de cabos telegráficos submarinos na ilha do Faial.
Considerado um clube ecléctico, o Fayal Sport dedicou-se especialmente ao futebol, mas durante anos desenvolveu também a prática de um vasto leque de modalidades, como o andebol, o basquetebol, o atletismo, o ciclismo, a patinagem, a esgrima, a ginástica, o hóquei em campo e em patins, o ténis de mesa e de campo, o tiro aos pratos, o tiro ao alvo, o voleibol, pesos e alteres e ainda remo, pólo aquático e natação.
A 29 de Junho de 1959 foi feito Oficial da Ordem da Instrução Pública, a 5 de Abril de 1984 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Mérito e a 8 de Junho de 2009 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.
Além do desporto, os "verdes da Alagoa", como são vulgarmente conhecidos, dedicaram-se também a outras actividades paralelas, como o teatro, a música, a rádio, a literatura e várias outras actividades recreativas. Actualmente, o decano dos clubes açorianos mantém apenas duas modalidades em actividade, o futebol e o basquetebol feminino.
Apesar de possuir uma sede-ginásio própria, inaugurada há mais de 30 anos, um estádio de futebol inaugurado em 1954 (actualmente com piso sintético e pista de atletismo), e ainda dois campos de ténis, o Fayal Sport tem no seu património arquitectónico um dos principais problemas. É necessária uma clara conjugação de esforços de toda a comunidade de modo a que esse património seja rapidamente reabilitado.
O Fayal Sport Club é um clube centenário o que vem dignificar todos aqueles que a partir de 2 de Fevereiro de 1909 contribuíram para o engrandecer e ao mesmo tempo "tecendo sonhos de glória" para toda a Ilha do Faial, dos Açores e de Portugal.

Assim, nos termos regimentais aplicáveis, a Assembleia Municipal da Horta saúda vivamente o Fayal Sport Club pelos seus 110 anos de actividade profícua e persistente na área do desporto e da educação, na ilha do Faial, e bem assim pelo seu inestimável contributo para o desenvolvimento intelectual e humano da sociedade faialense.

Mais determina dar conhecimento deste mesmo voto ao Fayal Sport Club e à Comunicação Social.

Horta, Paço do Concelho, 28 de Fevereiro de 2019.

O Deputado Municipal da CDU

__________________________
José Eduardo Bicudo Decq Mota

Sem comentários: