terça-feira, fevereiro 26, 2019

"Os Verdes da Alagoa" - Ronda da Saudade


No final da cerimónia do lançamento da 1.ª pedra da Sede-Ginásio:
Da esquerda para a direita: José Bettencourt, Presidente da Direcção do FSC;
Eng.º Rui Sanches, Ministro das Obras Públicas; Dr. Freitas Pimentel,
Governador Civil do Distrito da Horta; Dr. Alberto Campos Medeiros,
Presidente da Assembleia-Geral do FSC. De costas: Padre José S. Machado,
que fez a bênção à primeira pedra.

Comecei a dar a minha colaboração ao F.S.C. poucos anos após as comemorações das suas BODAS DE PRATA.
Convivi assim com a maioria dos seus fundadores e com todos aqueles que, nessa altura, lhe davam a sua colaboração.
Recordo com saudade esses homens de então, pessoas respeitáveis e respeitadoras, por quem eu, na altura menino e moço, sentia uma atracção muito especial.
Deles todos recebi as maiores provas de carinho e amizade que ainda recordo com muita saudade e que conservo bem guardadas num cantinho do meu coração.

Pois foram esses homens, ainda no fervor da fundação do clube, todos desejosos de bem alicerçar a agremiação então fundada, que se dedicavam de alma e coração a fazer o possível e impossível, no sentido de fazerem do seu FSC um grande clube.
Conseguiram os seus desejos pois fizeram do FSC a nossa mais popular e querida organização desportiva e projectaram-na além fronteiras onde goza de muita simpatia e grande prestígio.
Foram esses homens que, com o seu suor, empunhando a pá e a picareta, construíram o campo do Relvão da Doca e, mais tarde, o campo de ténis (S. Francisco).
Foram ainda esses homens que ora calçando o remo ou a raqueta, introduziram e divulgaram o desporto por todas as ilhas e foram também eles que, num rasgo de audácia, trouxeram, pela primeira vez, ao Faial uma equipa de futebol do Continente.
Mas não descuraram eles a parte cultural e através do teatro e da música muito contribuíram para a elevação do nível artístico desta ilha.

A acção benemérita e assistencial também não lhes esqueceu e nos momentos de calamidade lá estavam eles organizando festivais e promovendo bandos-precatórios no intuito de recolher donativos com os quais pudessem minorar a situação aflitiva dos mais atingidos pelas intempéries.
Chegou-se assim ao fim da 1.ª etapa, atingindo-se as BODAS DE PRATA.
Na caminhada que se seguiu para atingir a meta do CINQUENTENÁRIO, o FSC contou com um bom punhado de dedicações, que muito se interessou e trabalhou para o engrandecimento do clube.
Além de uma muito apreciada actividade desportiva, na qual se salienta: introdução e divulgação do hóquei em patins; conquista de um Torneio Açoriano de Futebol; Organização do Torneio dos Campeões Açorianos e 1.ºs Jogos Desportivos Açorianos, há ainda a destacar a actividade recreativa e cultural, salientando-se desta a realização de muitos espectáculos de teatro; organização de centenas de Jogos Florais, organização de um Orfeão, por último, a constituição das Organizações CARPE, que foi, sem dúvida, o melhor agrupamento artístico que por cá existiu.
Culminou esta longa caminhada com a construção e inauguração do Estádio, obra de grande envergadura que define bem a capacidade de realização dos homens do FSC.
Atingiu-se assim a segunda meta: O CINQUENTENÁRIO.
Iniciada a terceira etapa, com vista a atingir-se a meta desejada, ou seja AS BODAS DE DIAMANTE, notou-se estarem a escassear as grandes dedicações, embora continue o clube a dispor de bons e dedicados amigos capazes de tudo fazerem para o seu engrandecimento.
Foi mantida a actividade desportiva do clube, salientando-se nesta a introdução e divulgação do Basquetebol Feminino, bem como duas deslocações da equipa de futebol à América e duas ao Continente, onde levou a tantos adeptos ausentes um abraço amigo.

No que respeita à actividade recreativa e cultural, de salientar o sector do Teatro que além das representações locais que promoveu, proporcionou também ao público a oportunidade de apreciar os mais destacados artistas nacionais. A ORPAL, organização Rádio Publicitária e a publicação com regularidade, do Jornal do FSC são também actividades culturais dignas de registo especial.
Mas como marco inconfundível das grandes iniciativas e poder de realização do FSC conta-se a Sede-Ginásio, obra de grande vulto e alcance social, que iniciada em 1973 foi dada por concluída em 1978.
E assim se chegou ao fim da terceira desta grande maratona, atingindo-se as BODAS DE DIAMANTE.
Há agora que atingir a meta para a quarta etapa, ou seja O SÉCULO e estamos convictos que a juventude actual não regateará a sua colaboração de modo a que aquela se possa atingir com muita dignidade e prestígio.
Esperamos que assim aconteça.

José Bettencourt Brum

Nota - Texto publicado em edição especial do boletim do Fayal Sport Club, de 2 de Fevereiro de 1984, assinalando as “Bodas de Diamante” da sua fundação. Era Presidente da Assembleia-Geral José Bettencourt Brum, Presidente da Direcção Tomás Manuel Rocha e do Conselho Fiscal André Rodrigues Porto.

J. Luís

Publicado no Incentivo a 25 de Fevereiro 2019

Sem comentários: