sábado, fevereiro 09, 2019

Editorial



110 anos!

O Fayal Sport Club está de parabéns pela comemoração de mais um aniversário. São 110 anos de muita história e conquistas nas mais variadas modalidades, com especial ênfase a ter que ser dado ao o futebol e basquetebol, duas modalidades que continuam em plena actividade, com maiores ou menores dificuldades.
Estamos a falar do clube mais antigo dos Açores - como tal é justamente denominado pelo Decano dos Clubes Açorianos - e um dos clubes mais antigos do país, sendo possuidor de um vasto património. Ao longo destes 110 anos são inúmeras as pessoas que marcaram o clube e desde os fundadores até aos dias de hoje temos uma lista vasta de dirigentes, treinadores e atletas, que deram um excelente contributo, contribuindo para uma história riquíssima.

Na entrada dos 110 anos, nada como efectuar um balanço desta última década que passou. Após o Centenário, muitos foram os momentos a destacar, sobretudo no plano desportivo, onde foram muitas as conquistas no futebol e basquetebol, passando também pelo andebol e futsal - modalidades que neste momento não fazem parte do clube.
No futebol, a nível sénior é destacar o título de Campeão da AF Horta obtido na época 2010/2011, contabilizando na altura o seu 22º título de campeão, sendo clube desta associação com o maior números de títulos alcançados.

Passando para a formação, nestes últimos dez anos foram inúmeros os sucessos conquistados, desde os escalões de Infantis aos Juniores A, com diversos títulos, seja a nível de campeonato, taça, torneios de abertura e encerramento, bem como supertaças.Mas o ponto alto acabaram por ser os títulos Regionais obtidos, primeiro em 2010/2011 pela equipa de Juvenis e depois no escalão de Iniciados na temporada 2012/2013, ambos sob orientação técnica de Sandro Silva, actual selecionador da AF Horta.
Foram anos bastante ricos a nível de resultados e inclusive o Fayal Sport Club foi o primeiro clube da AF Horta a conquistar no mesmo ano os títulos de campeão associativo nos quatro escalões de formação onde existe competição, o que diz e muito do trabalho que foi efectuado na formação do clube.
Contudo, mais recentemente, a formação do Fayal Sport sofreu uma grande reestruturação e nos primeiros tempos e juntando as dificuldades financeiras existentes, os verdes acabaram por perder o domínio exercido num passado recente, abdicando de contar com alguns escalões de formação no futebol onze, sendo que esta época por exemplo não apresenta equipas de Juvenis e Juniores. Mas, os passos que estão a ser dados actualmente fazem acreditar num futuro risonho, apresentando mais de uma centena de atletas, que vai desde os Petizes aos Iniciados, num trabalho de recuperação louvável.

Quanto ao basquetebol, é outra das modalidades históricas do clube, nomeadamente na vertente feminina. Nesta década que passou, o basquetebol masculino chegou a ter reactivado, no entanto, acabou por não ter a continuidade desejada.
Mas por outro lado e apesar das dificuldades logísticas - falta de pavilhão próprio para treinar e jogar - o basquetebol feminino continua em força no Fayal Sport, contando com praticamente todos os escalões de formação, acrescentando uma equipa sénior. Tal como sucede no futebol, por norma o basquetebol é sinónimo de títulos e de 2009 até aos dias de hoje é destacar os títulos regionais alcançados pela equipa sénior.

Além do futebol e basquetebol, destacar as apostas feitas pelo Fayal Sport em três modalidades, onde foram conquistados também títulos. Em 2010 foi lançada uma equipa de paintball, formada por atletas amantes desta modalidade, contudo, foi um projecto de curta duração.
No andebol foi um regresso histórico, já que o Fayal Sport foi o primeiro clube da ilha da Faial a contar com esta modalidade, tendo neste regresso e durante duas épocas contado com uma equipa sénior, onde alguns desses jogadores chegaram a competir na 1ª Divisão ao serviço do Sporting da Horta, formando então um misto de juventude e experiência interessante, fazendo com que se sagrassem no ano de estreia Campeão Regional, um feito que no ano seguinte não foi possível repetir, apesar de terem voltado a dar boas indicações. Depois de dois anos a competir e atendendo não haver pavilhão próprio para treinar e jogar, foi decidido extinguir novamente a modalidade, acabando por saber a pouco este regresso, ainda para mais, sendo um andebol uma das modalidades que tem estado em maior foco na ilha do Faial.

Por fim o futsal, o Fayal Sport acabou por apostar em dois momentos distintos a vertente masculina e depois a feminina. No futsal masculino, destacar o título de Campeão AF Horta em 2011, garantindo na altura a participação na primeira edição na III Divisão Nacional Série Açores - actualmente com a reformulação dos quadros competitivos, esta prova é denominada por II Divisão Nacional Série Açores.
A participação na Série Açores não correu da melhor maneira ao conjunto verde da Alagoa, acabando por descer divisão, regressando às provas da AF Horta. Foi a única presença por parte do Fayal Sport a nível Nacional em futsal, apesar de ter vencido por mais duas vezes o campeonato da ilha do Faial, acabando depois por não levar a melhor no apuramento ao Campeão da AF Horta, onde contou com os vencedores dos campeonatos das ilhas Flores e Pico.
Nos escalões de formação no futsal, em grande destaque esteve a conquista do Regional na categoria de Infantis na temporada 2013/2014.
O futsal masculino acabou igualmente por ser extinto, sendo criado o futsal feminino, que esteve durante duas épocas a competir nas provas da AF Horta, mas este ano a direção do clube resolver terminar com a equipa, sobretudo por falta de pavilhão e também o facto de não existir mais clubes a nível local e obrigar constantemente a deslocações à ilha do Pico, certamente fez com que o futsal feminino do Fayal Sport deixasse de existir.

110 anos é uma marca histórica e nestes últimos dez anos foram muitos os momentos marcantes nas mais diversas modalidades e mesmo contando com muitas adversidades pelo meio, a verdade é que o futuro poderá ser risonho, assim esta dinâmica continue e a dar passos seguros rumo a uma estabilidade que há muito o clube necessita. Não esquecer também a importância que um novo pavilhão poderá trazer e este terá que ser um projecto realizável a médio prazo, de forma a serem dadas condições  necessárias para o basquetebol, bem como, num possível regresso de uma ou outra modalidade de pavilhão, sem esquecer que em termos culturais sempre teve grande importância na sociedade faialense.

CRER E QUERER!!!

Sem comentários: