terça-feira, outubro 09, 2018

"Os Verdes da Alagoa" - A primeira visita aos Estados Unidos (1973)


De pé, da esquerda para a direita: João Ávila
João Ribeiro, Carlos Machado, Manuel Cristo, António Faria,
Ivo Mesquita, José Silveira, Rui Lopes, João Furtado, Jorge Menezes,
João Luís, Paulo Jorge, Gaspar Neves e Tomás Manuel Rocha.
Em 1.º plano, pela mesma ordem: João Matos, João Almeida, Firmo Ventura,
José Macedo, Carlos Manuel, Manuel Bulcão, António Medeiros,
Alberto Gonçalves e Fernando Capela.

Na primeira visita que foi efectuada por jogadores faialenses ao Estado de Massachussetts, em 1965, nos campos das várias cidades em que a selecção jogou, os espectadores na sua grande maioria, eram emigrantes faialenses.
Alguns dos elementos que compunham a selecção, no Aeroporto de Boston, foram confrontados com a palavra “soccer”. Em inglês, a palavra significa futebol e para os funcionários que nos atenderam no aeroporto, demonstraram uma enorme admiração de como era possível uma equipa de futebol deslocar-se aos Estados Unidos onde o “soccer” americano era rei.
Em Agosto de 1973, o Fayal Sport Club deslocou-se pela primeira vez ao Estado de Massachussetts, a convite do “Faialense Sport Club”, com sede em Cambridge, onde o ex-jogador João Ribeiro – também pertencente à equipa dos “Verdes da Alagoa” - que tinha emigrado em 1970 para esse Estado, desde a primeira hora esteve sempre ao lado da equipa da Alagoa. Foi, aliás, para além de outros faialenses, aquele que em todos os momentos, mais colaborou para resolver problemas que sempre surgem, principalmente a quem se desloca em grupo e muito mais ainda quando se trata de uma equipa de futebol.

Não será demais realçar e enaltecer nas linhas presentes, toda a colaboração por ele prestada à equipa do Fayal Sport Club e de outros nossos conterrâneos que agora não nos lembramos dos seus nomes. Se fosse este ou aquele jogador que lhe aparecesse a apresentar um problema para resolver, era ao amigo João Ribeiro que toda a gente recorria. Aqui fica o nosso registo pelo seu carinho e dedicação que demonstrou ao clube que o viu “nascer”.
Nesta deslocação, empenhou-se até à exaustão, o Presidente da Direcção, Sr. João Madruga Ávila, uma vez que eram exigidos documentos e termos de responsabilidade para todos os elementos que compunham a caravana verde. Não só as passagens foram por ele assumidas, como também a solução de todos os problemas que pelas autoridades americanas eram apresentadas e assim, pela primeira vez na sua história, o Fayal Sport Club executava uma deslocação a terras do “Tio Sam”.

Os jogadores faialenses foram alojados em casas de familiares ou de pessoas amigas e nos jogos realizados houve um que deixou marcas e esse episódio ocorreu, quando no decorrer de um encontro de futebol, o jogador do Fayal Sport, Alberto Gonçalves é agredido por um jogador do San Michael, de Fall River, o que provocou uma invasão de campo pelos adeptos de ambas as equipas que assistiam ao jogo. A polícia actuou de imediato com tiros para o ar e toda a gente voltou aos seus lugares.
O árbitro da partida acabou por expulsar o agressor e o agredido. Na realidade, foi uma atitude caricata, pois foi a primeira vez que um jogador agredido que desmaia e não responde à agressão, seja expulso. Mas, na América, isso aconteceu!
Em todos os campos de futebol, novamente, a maioria dos espectadores era constituída por emigrantes faialenses e dados os êxitos alcançados, a equipa do FSC foi recebida pelo Mayor de New Bedford/cidade-irmã, John A. Markey e pelo conselheiro municipal, o faialense Manuel Fernando Neto que, de muito perto, sempre acompanhou e colaborou na resolução de problemas relacionados com a estadia da equipa faialense.

Nesta deslocação realizada no dia 28 de Agosto de 1973, a equipa de seniores do FSC embarcava no Aeroporto da Horta com destino a Santa Maria, tomando de seguida a TAP com rumo a Boston. Na caravana, para além dos jogadores, seguiram os dirigentes João Madruga Ávila, Presidente; Tomás Manuel Rocha, Seccionista; e Gaspar Neves, treinador. Nessa caravana, integravam quatro reforços vindos da Ilha do Pico: António Faria, Ivo Mesquita, Rui Lopes e Carlos Manuel e um de S. Jorge, o João Furtado. Se não cometemos algum erro, todos estes jogadores eram estudantes no Liceu da Horta.
O Fayal Sport Club, nos oito jogos realizados, conseguiu 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota e na constituição desta equipa, integravam sete elementos que eram naturais ou residiam na freguesia da Conceição e que na legenda da foto, os seus nomes estão sublinhados. Realçamos assim a freguesia que, durante vários anos, contribuiu com mais jogadores para as fileiras do FSC.

A segunda deslocação aos Estados Unidos, mas ao Estado da Califórnia, realizou-se em Junho de 1979. Na caravana verde, integrava o Dr. Fernando Faria Ribeiro, Presidente da Direcção, Eng.º Mário Lourenço, Vice-Presidente e como treinador o Prof. Gaspar Neves.
A terceira deslocação aos Estados Unidos, novamente ao Estado da Califórnia, realizou-se em Junho de 1992. Era Presidente da Direcção António Macedo, Mário Couto, Seccionista e treinador Fernando Neves.
As fotos e os nomes dos jogadores, que integraram estas duas deslocações, serão publicados em futuro trabalho em perspectiva.

J. Luís

Publicado no Incentivo a 08 de Outubro 2018

Sem comentários: