terça-feira, outubro 16, 2018

"Os Verdes da Alagoa" - O Benfica na Ilha do Faial (1974)


Em 1.º plano, da esq./dir.: José Macedo, Diamantino, Francisco José, Tony,
Carlos Manuel, Néné, Manuel Luís “Chamarrita”, António Simões,
Jorge Menezes, Victor Baptista, Manuel Silveira, Nelinho,
Alberto Gonçalves, Manuel Luís, Zé Pedro e Victor Martins
Em pé, pela mesma ordem: Carlos Santiago, Jorge Magina, Adolfo,
Alexandre Simas, Mário Ismael, Barros, Lino, Eusébio, João Luís, Humberto Coelho, José Silveira, (Cap.) Artur, José António, Artur Jorge, Paulo Jorge, Malta da Silva, Tino Lima, Bento e J. Henrique


Em Novembro de 1973, a Ilha do Faial é atingida por um enorme sismo. Para “amenizar” o sofrimento dos faialenses, o Governador Civil da Horta, o Dr. António Sanches Branco, envida esforços para que no ano de 1974, a equipa principal do Sport Lisboa e Benfica se desloque ao Faial.
O convite foi aceite e no dia 4 de Fevereiro de 1974, no Estádio da Alagoa e para defrontar o “monstro” nacional, foram escolhidos jogadores dos três Clubes locais e formada a selecção faialense, equipa essa que na foto se apresenta com o equipamento mais escuro: - Manuel Silveira, Paulo Jorge, José António, João Luís, Manuel Bulcão e Jorge Meneses, do FSC; Carlos Santiago e Manuel Luís do AAC; Tino Lima, Alexandre Simas, Ismael, Lino, Francisco José e Jorge Magina, do SCH. O treinador da selecção foi Antero Gonçalves, antigo jogador e treinador do Fayal Sport Club.
Sport Lisboa e Benfica: Bento, Artur, Coelho, Barros, Adolfo, Tony, Victor Martins, Simões, Nené, Eusébio, Diamantino, Artur Jorge, Moinhos, Malta da Silva, J. Pedro e Victor Baptista.

O Estádio do FSC foi pequeno para comportar o número de espectadores que das Ilhas do Faial e do Pico se deslocaram na altura ao Estádio da “Alagoa” para verem actuar o famoso Eusébio e companhia. O resultado final foi de 13-1 e o golo faialense foi marcado por Manuel Bulcão.
Para os jogadores da selecção faialense, este jogo ficou na memória de todos uma vez que não seria muito fácil defrontar o Sport Lisboa e Benfica. Já lá vão 44 anos!
O resultado era o que menos importava. Jogar contra os citados jogadores foi algo de histórico para jovens amadores.
No livro ”Fayal Sport Club – subsídios para a sua história”, destacamos o facto de “ter sido oferecido ao capitão António Simões uma artística taça, à qual foi dada o nome de “Governador Sanches Branco”.

“No prosseguimento das homenagens à embaixada benfiquista, realizou-se um jantar no Hotel Fayal. Usaram da palavra o Sr. Padre Júlio da Rosa, em representação do Angústias Atlético Clube que, como delegação do Sport Lisboa e Benfica, lhe ofereceu uma artística salva de prata.
Por sua vez, o Sr. Borges Coutinho, Presidente do Benfica, agradeceu a hospitalidade dispensada, pelos faialenses, aos elementos do seu clube, oferecendo duas “Águias” e ainda emblemas em ouro e pedras finas, ao Sr. Governador Sanches Branco e ao Angústias Atlético Clube.
Por último o Chefe do Distrito, depois de agradecer a presença do Benfica, ofereceu-lhe um dente de baleia, tendo gravado uma canoa baleeira”.
Conforme está registado no livro que fazemos referência, a Ilha do Faial foi visitada por equipas continentais por diversas vezes, sendo esta a ordem cronológica das suas presenças:
  1.º - Casa Pia Atlético Clube, em 1922;
  2.º - Futebol Clube Barreirense, em 1952;
  3.º - Cuf – Clube União Fabril, em 1960;
  4.º - Sporting Clube de Portugal, em 1972;
  5.º - União de Tomar, em 1973;
  6.º - Velhas Glórias de Portugal, em 1973;
  7.º - Sport Lisboa e Benfica, em 1974;
  8.º - Portimonense Futebol Clube, em 1978;
  9.º - Casa Pia Atlético Clube – 1984;
10.º - Oliveira do Hospital – 1984;
11.º - Louletano Desportivo Clube (Loulé) – 1985.

- Enquanto que a instituição Casa Pia de Lisboa foi fundada em 1780, por Pina Manique, a primeira equipa de futebol do Continente que visitou a nossa ilha, o Casa Pia Atlético Clube foi fundado a 3 de Julho de 1920.
A título de curiosidade e recorrendo à mesma fonte, aqui registamos os clubes mais antigos de Portugal:
1.º - Boavista Futebol Clube (Porto) - 1 de Agosto de 1903;
2.º - Sport Lisboa e Benfica – 28 de Fevereiro de 1904;
3.º - Sporting Clube de Portugal – 1 de Julho de 1906;
1.º - Futebol Clube do Porto – 28 de Setembro de 1906 (ou 1893?);
5.º - Fayal Sport Club – 2 de Fevereiro de 1909.

J. Luís

Publicado no Incentivo a 15 de Outubro 2018

Sem comentários: