terça-feira, setembro 25, 2018

"Os Verdes da Alagoa" - Uma histórica e inédita foto (1954)



No livro “Aguenta Verdos” e com o título “Campeões de Ontem”, publicado na sua página 99, da autoria do Sr. Armando de Freitas Amaral, encontra-se divulgada uma foto que, arriscando no que vamos afirmar, deverá ser a única no mundo que expõe duas gerações de jogadores (pais e filhos).
Na nossa juventude ainda conhecemos alguns dos pais aí presentes e junto deles, destacamos aquele que foi, durante 25 anos, um dos nossos prestigiados e inesquecíveis patrões: o Sr. Manuel Emídio Gonçalves Jr..
A jogar futebol fizemos parte de equipas onde alinharam João Rodrigues, Manuel Maria Duarte, Antero Gonçalves e Fernando Morisson e os restantes foram todos nossos conhecidos.
Não é fácil juntar duas gerações, mas para a posteridade desejamos registar uma imagem que deverá ser recordada para sempre.
Mas voltando à foto a seguir publicada, afirmamos que esta imagem para além de ser histórica e inédita, tem mais valor porque tem origem num clube açoriano e por ser único no mundo, não só pela sua história mas também por possuir um nome com origem inglesa.
Dizem-nos que o nome “Fayal Sport Club” teve influência na presença da comunidade inglesa quando por esta ilha residia e trabalhava nas companhias dos cabos submarinos, através dos quais, a Ilha do Faial, recebia e transmitia comunicações das mais variadas origens.
Segundo lemos em escrito histórico: “Com a fixação dos cabos submarinos, na Horta, nos fins do século XVIII, uma grande colónia estrangeira foi-se formando e muitos dos seus membros eram praticantes de futebol e de ténis o que veio a influenciar os locais e a sua inclusão nos diferentes clubes que aos poucos se formaram”.

Esta foto encontra-se em algumas obras que foram publicadas sobre a história do decano dos clubes açorianos.
No presente trabalho, mais uma vez esta foto será divulgada para a posteridade através das colunas deste diário, contribuindo assim para que esta histórica e inédita foto seja classificada como algo de especial.
Os faialenses do Fayal Sport Club deverão ficar muito orgulhosos por pertencerem a uma família única, uma vez que foi no nosso clube que duas gerações de jogadores de futebol se juntaram numa oportunidade que nunca mais se voltará a repetir.
Muitos desses pais pertenceram ao grupo de sócios que muito trabalharam para que o Fayal Sport Club chegasse aos dias hoje.

Em escritos anteriores ou futuros, é muito provável que alguns dos nomes destes senhores tenham ou poderão ser aqui mencionados, uma vez que ao Fayal Sport Club sempre se dedicaram de alma e coração.
Nunca será demais realçar o trabalho dos nossos antepassados que muito fizeram e trabalharam para que o Fayal Sport chegasse aos dias de hoje. Tudo isso foi feito à base de muito entusiasmo e carolice, embora lutando com imensas dificuldades, tanto no aspecto financeiro, como no das instalações e equipamentos.

Muito contribuiu para isso o facto do FSC de então viver sob a colaboração de pessoas com prestígio, pois ser-se dirigente era algo que constituía motivo de muito orgulho, prazer e entusiasmo.
Resta saber se os “Verdes da Alagoa” continuarão a existir por muitos e longos anos. Para isso a última palavra pertence à presente e futuras gerações.
Esta é uma incógnita que ninguém poderá responder porque as Assembleias -Gerais há anos que não se realizam, e como tal as contas e os diversos problemas que afectam esta centenária instituição não são conhecidas nem resolvidas.
Será que o futuro nos dirá algo?

Representando o que foi esses tempos de outrora, na foto que para nós é histórica e inédita no mundo do futebol, encontram-se senhores que foram Directores, jogadores e treinadores de equipas do FSC.
A salientar esse registo, aqui ficam os nomes daqueles que fazem parte desta única foto. Da esquerda para a direita: Antero Lino, correeiro – executava correias de cabedal para animais e era ainda pessoa de outros ofícios; João Andrade: sócio da Firma Júlio Dutra de Andrade & Macedo, Lda.; Luís Morisson de Oliveira: um dos fundadores do FSC e funcionário da companhia inglesa Easten Telegraph Company; João Rodrigues: proprietário de táxis, do designado “eléctrico” (camioneta de passageiros) e proprietário de oficina de reparações de automóveis; Manuel Emídio Gonçalves Jr.: sócio da empresa do jornal “O Telégrafo”; Eduino Cândido Silveira: proprietário da “Sapataria Mascote”; e Manuel Maria Duarte: funcionário da Capitania do Porto da Horta.

De pé, pela mesma ordem: Mário Lino: jogou no SC Lusitânia e foi jogador e treinador do Sporting Club de Portugal; João Andrade: Funcionário da Caixa Geral de Depósitos e Honorino Andrade continua como gerente da firma Júlio Dutra de Andrade & Macedo, Ld.ª; Fernando Morisson: funcionário da companhia inglesa Easten Telegraph Company e anos mais tarde funcionário da “Casa Bensaúde”; João Rodrigues Jr.: emigrou para os Estados Unidos; Emídio Gonçalves: emigrou para os Estados Unidos e Antero Gonçalves: foi Chefe da Secretaria da PSP, na Horta; José Duarte da Silveira: é Cônsul Honorário de Portugal em Porto Rico, desde 1983; e Manuel Maria da Rosa Duarte: Prof. da Escola Primária.

J. Luís

Publicado no Incentivo a 24 de Setembro 2018

Sem comentários: