terça-feira, julho 10, 2018

"Os Verdes da Alagoa" - O início da "Década de Ouro": Disputa do Torneio Açoriano em Angra do Heroísmo (1963)


Em 1.º plano, da esquerda para a direita: Armando Sousa, Fernando Faria,
João Ângelo, Gaspar Neves (treinador/jogador) e José Silveira.
De pé, pela mesma ordem: José Almeida, Mário Barbosa,
Manuel Cristo, Emanuel Rodrigues,
 Manuel Raposo, João Luís e Mário Carmo.

Nos tempos em que só existiam três equipas de futebol, as provas a realizar e promovidas pela Associação de Futebol da Horta, resumiam-se a três torneios realizados em duas voltas: Torneio de Preparação, Campeonato Distrital e Torneio de Classificação à Taça de Portugal, sendo o vencedor deste último aquele que dava acesso ao Torneio Açoriano.
Na época de 1962/63 são incluídos novos jogadores representantes da geração que iria dar, na década de 1960 do século passado, ao Fayal Sport Club, a conquista de 7 campeonatos distritais, 6 participações no Torneio de Classificação à Taça de Portugal e 3 consecutivas participações nos Campeonatos Regionais (1968, 1969 e 1970).
Esse torneio realizado em Angra do Heroísmo foi, para alguns dos jogadores do FSC, o seu “baptismo de fogo” em provas oficiais açorianas.

Os resultados efectuados por esta jovem equipa foram muito satisfatórios, uma vez que no primeiro jogo realizado, o Lusitânia vence o União Micaelense por 4-2. No segundo jogo e dadas as expectativas para o embate contra o campeão terceirense, saíram da Horta, muitos sócios e adeptos do clube “verde” que se deslocaram na lancha “Espalamaca” à Terceira para apoiarem a sua e nossa equipa.
O resultado final foi favorável ao Lusitânia por 2-1 e no último jogo contra o União Micaelense o FSC saiu vencedor por 2-0.
No final do Torneio, divulgado por um órgão terceirense, Gaspar Neves, Manuel Cristo, Fernando Faria, João Luís e Emanuel Rodrigues, são mencionados a fazerem parte duma hipotética selecção açoriana.

Na nossa ilha, o jornal “Correio da Horta” publicava a sua selecção, da autoria do Sr. Artur Ramos, sendo estes os jogadores do FSC escolhidos:
“Guarda-redes: Neste posto, José Almeida, por ter sido o mais regular e seguro dos guardiões, torna-se indiscutível, aliando ainda o facto de ter sido o menos batido.
Defesa direito: Torna-se difícil a escolha de um elemento para este lugar. Mário Barbosa, no entanto, mais habilidoso, de melhor técnica e calmo, é o preferido.
Defesa esquerdo: Baganha… Emanuel Rodrigues, “Barrinhas”, com dois bons jogos, leva pequena vantagem a Capaz, um defesa rijo e leal.
Defesa central: Nesta posição João Carlos e Teixeira… Cristo foi um defesa rijo e batalhador. Que aliou um espírito de sacrifício justo de salientar. Mas, que, apesar de não ter jogado mal, ficou aquém dos seus companheiros do mesmo posto.
Médio esquerdo: A médio esquerdo, a nossa preferência vai para o jovem jogador do Fayal Sport, João Luís que, pela sua movimentação, bom sentido de entrega e colocação no terreno, é o elemento número um neste posto.
Interior direito: Neste lugar, Gaspar Neves não tem rival. A sua técnica apurada, a intuição dos seus passes e as suas fintas desconcertantes quer de costas quer de frente para os adversários, são de um jogador evoluído que já se encaminha para a maturidade…
Interior esquerdo: Fernando Faria e Airosa são candidatos sérios pelo equilíbrio de forças que se notam.
E como extremo esquerdo, José Silveira ocupava o segundo lugar”.
Neste torneio há um episódio passado com o guarda-redes José Almeida.

Sabia-se que o José Almeida tinha alguns amigos em Angra do Heroísmo, uma vez que já tinha envergado a camisola de uma equipa terceirense e possuía na Terceira algumas relações de amizade com alguns clubes dessa ilha. Os jogadores do FSC (à laia de brincadeira) mostraram receio de que ele fizesse um “frete” a favor do “Lusitânia” e vai daí, para ele não sair da “Pensão Lisboa”, amarraram-no à sua cama. O certo é que o José Almeida, só foi “libertado” pouco antes do jogo.
A este propósito e do que se conhece relacionado com a família Almeida, (mais conhecida pela alcunha “Batata”) nas décadas de 1950/1960/1970, foi aquela que mais jogadores deu ao clube da Alagoa. Nele, alinharam três guarda-redes: António Pacheco de Almeida, José Adelino Pacheco Almeida e Manuel de Lima Pacheco de Almeida. Jogadores: José Pacheco de Almeida (co-fundador em 1966 do jornal FSC, sendo seu Redactor Principal), Luís Pacheco de Almeida (vencedor do Torneio de Classificação à Taça de Portugal, realizado em Ponta Delgada em 1959), e João de Lima Pacheco de Almeida.

Nesta deslocação à Terceira, por elementos directivos do Lusitânia que trabalhavam na Base da Lajes, alguns dos jogadores da equipa verde, foram convidados a fazer uma visita a essa estrutura onde mostraram aos jogadores do Fayal Sport o “super mercado Piex” lá existente. Aqui, com o pouco dinheiro que cada um possuía, foram adquiridos, chocolates americanos “Lyon”, “Mars”, “Snickers” e outros para, no regresso, oferecer os mesmos aos nossos familiares.

J. Luís

Publicado no Incentivo a 25 de Junho 2018

Sem comentários: