domingo, julho 08, 2018

"Os Verdes da Alagoa" - Nas festas de Santo Cristo, S. Miguel (1961)


De pé, da esquerda para a direita: Vitor Azevedo, António Neves (Treinador) Manuel Raposo, Fernando Morisson. Manuel Cristo,
(elementos do “Trio Ouro Negro”),
Norberto Dutra, João Luís, Victor Pinheiro e Victor Macedo (Presidente da Direcção).
Em 1º plano, pela mesma ordem: José Silveira, Francisco José, Armando Sousa, Mário Barbosa, João Ângelo, Antero Gonçalves e Carlos Vasques.


Nesse ano, o FSC foi convidado, pela Associação de Futebol de Ponta Delgada, a participar num torneio de futebol, integrado no programa dedicado aos festejos do Senhor Santo Cristo, defrontando o Santa Clara, o União Micaelense e o Operário Sport Club.
A equipa saiu da Ilha do Faial a bordo do navio “Carvalho Araújo” (?) e foi instalada na “Pensão Central”, num sala de boas dimensões – que mais parecia uma camarata -  cujos colchões estavam espalhados no chão, junto às paredes. Era nesse quarto que os elementos do FSC se iriam acomodar, do mesmo modo que era na referida Pensão que os jogadores faziam as suas refeições.
Pela Associação de Futebol de Ponta Delgada, aos jogadores do Fayal Sport, foi-lhes oferecido um passeio à Lagoa das Furnas onde, pela primeira vez, apreciaram um cozido à portuguesa e onde alguns dos jogadores faialenses tiveram a oportunidade de ver de perto um dos maiores espectáculos oferecidos pela natureza.

Como nessas épocas, o tempo de permanência era grande, os elementos visitados e participativos nas competições desportivas açorianas, faziam o possível para que existisse um convívio entre todos os visitantes e residentes, permitindo aos primeiros uma estadia mais salutar e descontraída. E assim foi sempre em todas as competições que nessa década de 1960 a equipa dos “Verdes da Alagoa” participaram nas ilhas Terceira e S. Miguel.
Na mesma pensão, estava instalado o “Trio Ouro Negro”, do qual dois dos seus elementos faziam questão de conviver com os jogadores do FSC. Houve fotos que foram tiradas e que ficaram registadas para a história, principalmente aquela onde, após a vitória do Fayal Sport Club ao Santa Clara por 2-1, eles se encontram no centro da mesma e a que é tirada no interior da Pensão Central.
O Victor Azevedo, guarda-redes, durante o dia, “aproveitava” para fazer pesca desportiva e à tarde os jogadores conviviam com os dois elementos do “Trio Ouro Negro”, antes dos mesmos actuarem no "Solar da Graça".

Os dois elementos do “Trio Ouro Negro” em pleno convívio com a equipa do FSC, no interior da “Pensão Central”, em Ponta
Delgada, no ano de 1961

Desse torneio ficou gravado uma situação passada antes do jogo contra o Santa Clara que se realizaria num domingo.
Na véspera do jogo, foi determinado pelos responsáveis da equipa que todos os jogadores teriam que estar na Pensão antes da meia-noite. Quem chegasse depois dessa hora, não dormiria na Pensão e nem jogaria no dia seguinte. Essa decisão foi deliberada, partindo do princípio de que todos os jogadores iriam cumprir com o determinado.

Abrangido por esta decisão esteve o nosso amigo Victor Pinheiro. Passava da hora aprazada quando se houve alguém bater na porta. O jogador que tinha a chave em seu poder não se levantou para a abrir. Essa penalização não o impediu depois do jogo com o Santa Clara, de ser incluído na foto que é exposta no presente trabalho.
Na véspera, tinha seguido para a América do Norte, o excelente jogador Manuel Vasques, “campeão açoriano” em 1959 e com a falta do Victor Pinheiro, jogador de grande habilidade e também “campeão açoriano”, a equipa do FSC partia para o referido jogo bastante fragilizada.
No final da partida, quis o destino que o FSC ganhasse o jogo por 2-1. Os golos foram marcados por Armando Sousa e João Luís.

Na segunda-feira seguinte, como havia vários jogadores do FSC que praticavam também basquetebol, a equipa foi convidada a fazer um jogo contra o Clube União Desportiva. Após o jogo e nessa mesma noite, toda a equipa embarcou no navio “Lima” com destino a Angra do Heroísmo.
Na terça-feira, logo de manhã, o FSC fez um jogo particular contra o “Angrense” e nesse mesmo dia, à tarde, realizou outro jogo contra o Marítimo da Graciosa.
E assim se recorda a segunda viagem efectuada pelos primeiros jovens residentes na Conceição, que iniciavam a sua participação na primeira categoria dos “Verdes da Alagoa”: Norberto Dutra, João Luís, Armando Sousa, Mário Barbosa e Carlos Vasques.
Presentes nesta foto, Norberto Dutra, Armando Sousa e Mário Barbosa emigraram para os Estados Unidos. Victor Pinheiro e Carlos Vasques fixaram, meses mais tarde, residência em Ponta Delgada.

J. Luís

Publicado no Incentivo a 18 de Junho 2018

Sem comentários: