sexta-feira, julho 06, 2018

"Os Verdes da Alagoa" - Deslocação à Ilha Graciosa (1960)


De pé, da esquerda para a direita: José Machado, Manuel Cristo, José Cordeiro, Manuel Vasques, João Luís, Manuel Raposo, Fernando Morisson e Norberto Dutra.
Em 2.º plano: João Rodrigues, Mário Barbosa, João Ângelo,
Victor Pinheiro e Antero Gonçalves.

No ano de 1960, os primeiros de uma série de jogadores que residiam na freguesia da Conceição, iniciaram o percurso de muitos outros que passariam a fazer parte da “época de ouro” do Fayal Sport Club.
Nesse ano deslocam-se à Ilha Graciosa, para participar no programa das Festas do Senhor Santo Cristo, que se realizaram no dia 15 de Agosto. E esses jovens integraram a caravana “verde” talvez pelo facto de alguns dos seus jogadores, que tinham ganho, na época anterior, o Torneio de Classificação à Taça de Portugal, em Ponta Delgada, terem emigrado para os Estados Unidos da América do Norte.

O convite teve a influência do Prof. Manuel Maria Duarte, na época a dar aulas numa escola primária daquela ilha e grande desportista do FSC. Um ano mais tarde, a Direcção do Clube da Alagoa retribuiu o convite ao Marítimo da Graciosa, oferecendo à caravana graciosense, na Quinta de S. Lourenço, um lauto almoço, no qual participaram jogadores, directores e sócios do FSC.
A viagem de barco para a Ilha Graciosa, foi efectuada num dos pequenos iates do Pico: “Terra Alta”, “Santo Amaro” ou “Espírito Santo”. Foi num destes que a equipa foi transportada àquela ilha, onde foi recebida por uma banda de música e muitos populares.

A cada jogador e dirigentes foi-lhes oferecida uma garrafa de vinho branco da Graciosa e proporcionados outros eventos ocupacionais, tais como bailes e passeios. Foi nessa deslocação à Ilha Graciosa que tiveram a oportunidade de visitar e observar o grandioso espectáculo da natureza que é a Furna do Enxofre.
Na foto impressa já não se encontram os vencedores do Torneio de Classificação à Taça de Portugal: Afonso Serpa, Manuel Gaspar e Ilídio Pacheco, que emigraram para os Estados Unidos logo após a conquista da referida prova no ano anterior. Todos eles tinham residência na freguesia da Conceição.
Na equipa que se deslocou à Ilha Graciosa, encontram-se incluídos os estreantes duma série de jovens nascidos ou residentes na freguesia Conceição: Mário Barbosa (17 anos), Norberto (18 anos) e João Luís (17 anos).

Nesta foto, José Cordeiro, Manuel Vasques, Norberto Dutra, João Rodrigues e Mário Barbosa, por influência do Vulcão dos Capelinhos, iriam emigrar meses (ou poucos anos depois) para os Estados Unidos e Victor Pinheiro iria para Ponta Delgada exercer as funções de professor primário.
Com estas ausências, que durante a década de 1960 foram sendo efectuadas por muitos jogadores, a equipa de seniores foi, em todas as épocas, sendo renovada pela maioria de jovens nascidos ou residentes na freguesia da Conceição, conforme se vai divulgando nas diversas fotos inseridas nas colunas deste jornal.

Durante os anos sessenta do século passado, fizeram parte da “equipa de ouro” do Fayal Sport Club, jogadores que contribuíram para a história do decano dos clubes açorianos e que nas colunas deste jornal já fizemos referência. Com a maioria desses jogadores percorremos nessa década, todas as ilhas do Grupo Central até à Ilha de S. Miguel.
Algumas destas viagens também eram efectuadas nos navios “Carvalho Araújo”, “Lima”, “Angra do Heroísmo” e “Funchal” -  o mais moderno de todos - quando os torneios se realizavam nessas ilhas ou ainda nos navios mais pequenos, tais como o “Ponta Delgada”, “Cedros” ou “Arnel”.
Para a Terceira, o transporte podia ser num destes navios como podia ser a bordo dos barcos do Pico: “Terra Alta”, “Santo Amaro” ou “Espírito Santo”.

Em muitas destas viagens e principalmente nos designados “Barcos do Pico”, os jogadores podiam dormir num pequeno beliche, geralmente ocupado por outros passageiros ou no porão sobre a carga, ou ainda no chão do portaló, facto que algumas vezes sucedeu.
E era nessas condições, que diríamos de pouca segurança e comodidade, que os jovens desse tempo percorriam os mares dos Açores, para defenderem as cores do seu clube.

J. Luís

Publicado no Incentivo a 04 de Junho 2018

Sem comentários: