terça-feira, janeiro 29, 2019

"Os Verdes da Alagoa" - Uma família de camisola verde



Se nos últimos dois trabalhos anteriores revelámos casos inéditos na história do futebol faialense, não podemos deixar de acrescentar que na vida do Fayal Sport Club participou também uma família que merece ser aqui recordada.
Nas “hostes” do Fayal Sport Club, muitos dos membros da família Pacheco de Almeida participaram como directores e desportistas. Foram avós, pais, tios, irmãos e primos, que envergaram a camisola verde durante várias épocas e muito contribuíram para a divulgação do nome do decano dos clubes desportivos açorianos.

Para que aqui fique registado, passamos a divulgar algo sobre os primeiros elementos da família Pacheco de Almeida, que desta ou daquela forma participaram na vida deste Clube:
António Pacheco de Almeida, foi guarda-redes e tinha com Carlos Peixoto uma disputa enorme para ganharem a titularidade no mesmo posto, para além de Afonso Serpa, campeão açoriano em 1959.
Na década de 1950, António Pacheco de Almeida também jogou numa das equipas da Praia da Vitória.
Em 1954, integrou a equipa que participou no Torneio dos Campeões Açorianos, integrado no programa de inauguração do Estádio da Alagoa e poucos anos depois emigrou para Montereal, Canadá.
Luís Pacheco de Almeida, foi um grande avançado centro e fez também parte da equipa que em 1959 venceu o Torneio Açoriano à Taça de Portugal. Para além do Fayal Sport Club, ainda o vimos, anos mais tarde, jogar no Clube União Micaelense de Ponta Delgada.

José Pacheco de Almeida, para além de ter envergado a camisola verde, foi também Presidente da Direcção em 1971 e por diversas vezes fez parte de vários órgãos directivos, tendo em Julho de 1966 sido um dos fundadores e Redactor Principal do órgão informativo do FSC.
José Adelino Pacheco de Almeida, foi o segundo guarda-redes e com ele, na disputa do Torneio Açoriano, realizado em 1963, na Ilha Terceira, passou-se uma cena provavelmente inédita no futebol mundial.
O José Adelino tinha alguns amigos em Angra do Heroísmo, devido à sua tentativa de participar numa equipa da Praia da Vitória e devido a esse facto, possuía na Ilha Terceira, como era natural, algumas relações de amizade com alguns directores ou ex-directores desse clube. Os jogadores do FSC (à laia de brincadeira) mostraram receio de que fizesse um “frete” a favor do Lusitânia e vai daí, para ele não sair da “Pensão Lisboa”, amarram-no à sua cama. O certo é que o José Adelino Pacheco de Almeida, só foi “libertado” pouco antes do jogo.

Manuel Lima Pacheco de Almeida foi o terceiro guarda-redes. Com menos idade jogou noutras posições. Antes de envergar a camisola verde, representou o Centro de Recreio Popular da Conceição.
Jogou várias vezes nas reservas, uma vez que na baliza do Fayal Sport, o Costa Pereira era titular indiscutível.

Na época de 1968/69, com seu irmão João de Lima Pacheco de Almeida foi campeão pelo FSC.
Como tantos outros faialenses emigrou para o Canadá.
João de Lima Pacheco de Almeida, como a maioria dos anteriores parentes, nasceu na freguesia da Conceição.
Deu os primeiros pontapés, como tantos outros miúdos, por alguns lugares da freguesia da Conceição, pelo que é hoje conhecido como futebol de rua.
Jogava ele no cimo do Alto (onde hoje se encontram instalados o posto de gasolina e o Tribunal) onde havia um pouco mais de espaço, como pelas ruas Juiz Macedo, Rua do Mar e na que é hoje a Avenida Machado Serpa, mesmo ali, ao lado do estádio do Fayal Sport Club.
Não sabia ler nem escrever e nesse tempo para se jogar futebol era exigida, pelo menos, a 4.ª classe. O expediente encontrado – porque o João “Camacho” como era conhecido por esta alcunha no seio do futebol faialense e era uma promessa como mais tarde se veio a confirmar – foi recorrer a um exame “ad doc” e dessa maneira não só conseguiu o diploma como passou a fazer parte das fileiras do Fayal Sport Club.

Como membros directivos e que sejam do nosso conhecimento, fizeram parte do seu elenco Carlos Manuel Almeida Santos, Victor Pacheco de Almeida e Francisco Assis Pacheco de Almeida. O primeiro também envergou a camisola verde na área do atletismo.
Para além dos acima citados, outras gerações – a 2.ª, 3.ª e 4.ª geração - jogaram em diversas épocas no Fayal Sport Club, cujos nomes a seguir mencionamos:
José António Almeida, Carlos Almeida, Marco Almeida, Nelson Almeida, André Almeida, Ronaldo Almeida, Rafael Almeida, João Pedro Almeida, João Carlos Almeida e Xénio Almeida.
Actualmente, temos conhecimento de que a última geração de jovens descendentes da família Pacheco de Almeida, envergam a camisola do Fayal Sport Club.

J. Luís

Publicado no Incentivo a 28 de Janeiro 2019

Sem comentários: