terça-feira, novembro 08, 2011

Câmara da Horta não assegura verbas previstas para a participação do Fayal Sport na Série Açores


A participação das equipas de futebol de 11 e futsal do Fayal Sport Club na Série Açores pode estar em risco. Em causa está a redução em cerca de 80% do financiamento esperado por parte da Câmara Municipal da Horta.
De acordo com o regulamento dos apoios ao desporto do município, “aos clubes que participem em quadros competitivos oficiais de regularidade anual de deslocações, nos desportos colectivos e no escalão de seniores ou designações similares” as comparticipações financeiras que podem ser atribuídas ao último nível competitivo – caso da Série Açores – ascendem aos 25 mil euros. Tendo em conta este regulamento, o Fayal Sport Club preparou o seu orçamento para a presente época desportiva a contar com este apoio para as suas equipas seniores de futebol de 11 e de futsal, ambas a actuar na Série Açores, como referiu ao Tribuna das Ilhas Celestino Lourenço, presidente do clube.

Ora, recentemente, uma reunião entre o clube e a autarquia trouxe as más notícias: dos 25 mil euros com que o Fayal contava, a Câmara Municipal pode apenas suportar 5 mil.
De acordo com Celestino Lourenço, um corte destas dimensões implica reequacionar os planos do clube para esta época, e pode mesmo culminar com a não participação da equipa de futsal na Série Açores, que arranca em Janeiro, ou com a desistência da equipa de futebol de 11, que neste momento já actua na terceira divisão.
Face a esta situação inesperada, a “batata quente” passa a estar do lado dos jogadores: é que, de acordo com o presidente do clube, a única forma de lidar com esta redução de verbas é reduzindo também os prémios de treino e de jogo dos atletas. Se estes concordarem, a participação das equipas na Série Açores poderá manter-se, ainda que isso continue a implicar uma grande ginástica financeira para o clube.
Lourenço não esconde o desânimo em relação a esta situação, principalmente pela altura em que a autarquia decidiu comunicar ao clube a impossibilidade do financiamento previsto no regulamento. É que, como explica, a prioridade inicial do clube eram as obras de remodelação do pavilhão. No entanto, com a possibilidade de participar na Série Açores, esse projecto foi adiado em prol da substituição do sintético. Se o Fayal tivesse tido conhecimento deste corte tão substancial no financiamento camarário para a participação na Série Açores, a subida de divisão tinha sido preterida e a obra do pavilhão passaria a ser a prioridade do clube.

Celestino Lourenço explica que já não existem condições mínimas para garantir jogos naquele espaço. De momento, estão a ser realizadas intervenções “para garantir as condições mínimas” para que se possam disputar jogos de basquetebol.

in http://www.tribunadasilhas.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2509:camara-da-horta-nao-assegura-verbas-previstas-para-a-participacao-do-fayal-sport-na-serie-acores&catid=3:desporto&Itemid=5


Vídeo da entrevista, concedida pelo presidente Celestino Lourenço, no programa "2ªVolta" da RTP Açores

Link: http://www.rtp.pt/acores/?article=23643&visual=3&layout=10&tm=9



Sem comentários: