sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Antevisão Vizela-Fayal Sport


Depois de ter defrontado o FC Porto e o Vitória de Guimarães, segue-se agora o Vizela, num encontro relativo à 3ªjornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Juvenis, naquela que será o último jogo da primeira volta, colocando frente a frente os últimos da tabela, sendo que ambas as equipas em dois jogos somam zero pontos.


O Vizela tal como o Fayal Sport, estreia-se nesta fase, sendo que na 1ªFase da competição esteve inserido no grupo A (onde curiosamente defrontou o Vitória de Guimarães), na qual teve pela frente um grupo bastante competitivo, conseguindo obter o terceiro lugar e respectivo apuramento para esta fase, ficando à frente de clubes como o Varzim, Penafiel ou Gil Vicente.
Até ao momento, o Vizela soma por derrotas os jogos efectuados, sendo que na primeira jornada recebeu e perdeu com o Vitória de Guimarães por 3-1 e na deslocação ao Olival, foi derrotado diante do FC Porto por 6-0.


O jogo está marcado para as 10h00 deste domingo, no Campo de Treinos do Estádio FC Vizela.
Para ajudar a conhecer um pouco relativamente a este adversário, o blog do Fayal Sport Club entrevistou João Rocha, na qual acedeu positivamente ao convite e aqui fica o agradecimento pela disponibilidade para esta entrevista:

FSC Blog: Antes de mais, queira-se apresentar aos nossos leitores?
João Rocha: Chamo-me João Rocha, estou a desempenhar funções no FC Vizela há quatro anos, mas desde criança que acompanho bem de perto o clube do meu coração. Há quatro anos, portanto, a cumprir funções ao nível do atendimento aos pais dos jovens atletas, secretariado administrativo no Departamento Juvenil e gestão do site do clube


FSC Blog: A nível de formação como tem sido o acompanhamento do site por parte do Vizela?
JR: O FC Vizela passou a dispor de uma plataforma de difusão noticiosa sobre a sua realidade em 2006, mas por motivos técnicos e por perda de disponibilidade do seu responsável na altura, o anterior domínio fcvizela.com deixou de funcionar. No último Verão, em conjunto com um colega, decidiu-se criar um novo domínio, desta vez fcvizela.pt, no sentido de prestarmos à comunidade um melhor serviço informativo acerca do nosso clube. Ao nível da formação, estando eu a trabalhar no Departamento Juvenil, obviamente que faço um esforço suplementar para acompanhar o maior número de jogos possível e, assim, divulgar aquilo que de bom se faz nas nossas camadas jovens. Se repararem, existem mais conteúdos acerca da formação do que propriamente sobre o futebol sénior, o que é elucidativo do acompanhamento que tenho vindo a dar às camadas mais jovens.


FSC Blog: Penso que seja a primeira vez que o Vizela está presente nesta fase final. O que representa para si e para o clube chegar a esta fase?
JR: É, na realidade, a segunda vez que o FC Vizela atinge este patamar neste escalão, repetindo o feito alcançado, salvo erro, em 2003/2004, quando a geração de Juvenis encontrou pela frente outra equipa insular, o Marítimo no caso. Obviamente que é um grande motivo de orgulho, na medida em que todo o trabalho da equipa, numa época atípica (muitas lesões em jogadores-chave), acabou por ter os seus frutos. Com a meta da manutenção traçada no início da temporada, o terceiro lugar no campeonato acabou por superar as expectativas. Acresce dizer que tal marca foi conseguida numa temporada em que o nosso técnico Luís Castro nunca teve todo o grupo disponível para um jogo, devido à onda de lesões que afectou atletas fundamentais na manobra da equipa ao longo da época.


FSC Blog: Sobre o Fayal Sport Club, já conhecia alguma coisa deste clube? Sabia por exemplo que é o clube mais antigo dos Açores e dos mais antigos do país?
JR: Sei que a equipa sénior do Fayal disputou o Campeonato Nacional da 3ª Divisão há cerca de três, quatro anos, se não me engano, embora reconheça que não sabia que se tratava do clube mais antigo dos Açores. Após ter consultado o vosso site, constatei que se trata, de facto, de um clube centenário, o que é de enaltecer e certamente um motivo de grande orgulho para os habitantes de uma localidade tão privilegiada pela sua paisagem natural!


FSC Blog: Na primeira fase do Nacional, o Vizela esteve inserido no grupo A, na qual conseguiu um brilhante terceiro lugar e conseguiu ficar à frente de clubes como o Varzim, Penafiel ou Gil Vicente. Quando teve a noção que efectivamente seria possível qualificar-se para esta fase?
JR: À passagem da 18ª jornada, na qual batemos em casa o líder Sp. Braga, por 2-1. Penso que esse desafio foi um momento determinante para o percurso final que se seguiu. Animicamente toda equipa transcendeu-se e sentiu que poderia atingir o terceiro lugar, partindo para uma série de boas exibições com muita garra e querer. No entanto, tal meta só seria alcançada na derradeira jornada, em Freamunde, num jogo emocionante que terminou com a nossa vitória por 4-2.


FSC Blog: Até ao momento, o Vizela só foi derrotado duas vezes em casa (uma delas já nesta segunda fase frente ao Vitória de Guimarães). O factor tem-se revelado decisivo ao longo da época?
JR: Sim, o FC Vizela, nos seus mais diversos escalões é, por norma, uma equipa que se dá muito bem a jogar no seu terreno. Habituados a jogar em relva sintética, as nossas equipas costumam causar muitas dificuldades a quem nos visita, até porque ainda são muitos os clubes que não dispõe de relvados sintéticos para a prática do futebol. No caso concreto dos Juvenis, só Varzim e Vitória de Guimarães conseguiram tal desiderato. Contra o Varzim, o domínio exercido pela equipa vizelense não se materializou, muito por culpa das quatro bolas enviadas ao ferro e da forte intempérie que se abateu durante o encontro e que transformou o relvado numa autêntica "piscina". Já nesta 2ª Fase, a nossa equipa, bastante desfalcada, recebeu o habitualmente complicado Vitória. Sem quatro dos mais preponderantes atletas, lesionados, toda a estrutura ressentiu-se e infelizmente não se exibiu ao melhor nível.


FSC Blog: Quais os jogadores que mais se destacam neste Vizela? Acredita, que alguns deles poderão quem sabe no futuro chegar ao plantel sénior?
JR: Costumo dizer que este lote de jogadores que compõem esta equipa é dos mais homogéneos que me lembro. Com uma qualidade acima da média, o colectivo é mesmo a grande virtude deste conjunto. Agora, é evidente que existem alguns atletas a ter em conta e cujo talento é inegável, até pela preponderância que tiveram ao longo da época. André Pinto, típico “10”, e o guarda-redes Euríalo surgem à cabeçada lista. Aliás, estes atletas já foram chamados mais que uma vez aos treinos do plantel profissional. Mas há outros como os defesas João André, Guerra e Fábio, os médios Hugo Ferreira, Rui Monteiro, Rui André ou os avançados Herculano, Gui e Rui Costa, sem esquecer o valor que os restantes possuem. Houve ainda um que se revelou uma grande surpresa: o lateral esquerdo de raiz Hugo Miguel realizou o último terço do campeonato jogando a médio (em grande nível) e terá sido descoberta a verdadeira posição deste atleta. Claro que para chegar ao plantel sénior é necessário cumprir mais algumas etapas no seu percurso, mas estou convicto que, se a aposta passar realmente pela formação nos próximos anos, alguns dos nomes acima mencionados poderão ter grandes hipóteses de chegar lá!


FSC Blog: Para terminar, quer deixar alguma mensagem aos nossos leitores?
JR: Apoiem com muita força o vosso clube, porque um clube só ganha vida com a envolvência dos seus adeptos. Isso é determinante no estado anímico dos jogadores e de todos aqueles que, fora do campo, trabalham em prol do progresso da vossa colectividade. Pelo que tenho observado nos últimos anos, o futebol açoriano tem vindo a ganhar alguma preponderância no panorama do futebol nacional, tendo como expoente máximo o Santa Clara, mas também outras equipas como Operário e Praiense. O Fayal pode vir a ganhar o seu espaço e o facto da equipa de Juvenis ter atingido esta assinalável etapa, certamente assegurará um futuro risonho para o vosso clube!

Sem comentários: