terça-feira, novembro 20, 2018

"Os Verdes da Alagoa" - Os nossos atletas (5 de 9)


Em 1.º plano da esquerda para a direita: Honorato Furtado, Fernando Faria,
João Ângelo, Gaspar Neves (jogador/treinador),
José Silveira, Mário Silva e Helder Quaresma.
De pé, pela mesma ordem: Mário Barbosa, Mário Carmo, Emanuel Rodrigues,
Manuel Cristo, Manuel Raposo, João Luís, o irmão Amílcar Quaresma 
e José Almeida.

Nasceu a 7 de Dezembro de 1944, na freguesia da Madalena, Ilha do Pico e é filho de João Pires Quaresma (ex-jogador e dirigente do FSC) e de Ema Faria Goulart.
Iniciou a sua carreira desportiva no Fayal Sport Club nas escolas de jogadores na época de 1960/61 tendo feito a sua primeira inscrição na categoria de seniores na época de 1962/63.
Estreou-se na categoria principal do clube a 3 de Fevereiro de 1963, em encontro particular integrado no aniversário do 54.º ano de existência do Angústias Atlético Clube, frente ao Sporting Club da Horta e fez o seu primeiro jogo oficial na referida categoria, a 3 de Março de 1963, novamente frente ao SCH.

Como suplente, deslocou-se a Angra do Heroísmo em 1962/63, para a disputa do seu primeiro Torneio de Classificação à Taça de Portugal e em 1964/65, desloca-se a Ponta Delgada para a segunda disputa e em 1965/66, na Horta, para a terceira vez consecutiva do mesmo Torneio.
Durante os anos que envergou a camisola verde, o Helder Quaresma, contribuiu para a conquista de quatro Campeonatos Distritais: 1963/64, 1964/65, 1965/66 e 1969/70 e participou ainda em três Torneios de Classificação à Taça de Portugal.
Actualmente reside nos Estados Unidos da América do Norte.
Continuando a transcrever o que no Jornal do Fayal Sport foi divulgando durante vários números, a seguir reproduzimos o que foi escrito referente a Helder Goulart Quaresma e que foi publicado no N.º 50 de 1 de Agosto de 1970:

Texto transcrito na íntegra por J. Luís


“Helder Quaresma

Há nove anos que é desportista do Clube, tendo-se iniciado na categoria de Escolas de Jogadores.
Já alinhou em diversos lugares da equipa verde, como defesa, médio e avançado.
Actualmente – e já no fim da época – fixou-se no posto de defesa esquerdo, definindo-se como um jogador seguro, difícil de passar.
Não sendo um elemento fora de série – pois nem todos o podem ser – tem, no entanto, bom sentido de jogo e é um bom executante, trabalhando bem a bola, tendo boas entregas e vigiando capazmente o seu adversário mais directo.
O Hélder Quaresma é um Atleta com quem o Clube pode contar.
Apesar de ser já um “catedrático” no Clube Verde – pois os anos de actividade já lhe dão jus a esse título – nunca recusou a sua colaboração, sendo ainda mais de realçar a boa vontade com que tem vindo a alinhar – até mesmo esta época – em diversos lugares da equipa, segundo as necessidades do momento e as intenções do seu treinador.

Mesmo ausente, quando teve de cumprir serviço militar obrigatório, nunca deixou de praticar desportos, mormente o futebol e foi por isso que o seu regresso não coincidiu com a quebra que muitos futebolistas vêm a sentir quando, após um longo interregno, voltam a calçar as botas e dar o seu contributo às equipas a que pertencem.
O Helder Quaresma é um atleta ainda bastante novo.
Os seus 25 anos de idade permitem-lhe continuar a praticar desporto por bastante tempo mais.
O Fayal Sport Club tem, portanto, nas suas fileiras, um futebolista honesto e cumpridor, valoroso e lutador que, podendo ocupar lugares indefinidos dentro da sua equipa, vai colmatando – e bem – as maiores brechas que, ocasionalmente, surgem no conjunto verde.

Apesar de tudo isto e de o já termos visto jogar em diversos lugares da equipa, é neste, de defesa, esquerdo ou direito, que o seu valor futebolístico é mais firmemente realçado.
Helder Quaresma Goulart nasceu a 7 de Dezembro de 1944. Alinhou pelas Escolas de Jogadores nas épocas de 1960/61, 61/62 e 62/63, tendo feito a sua primeira inscrição como Sénior na época de 62/63 a 12 de Dezembro de 1962”.

J. Luís

Publicado no Incentivo a 19 de Novembro 2018

Sem comentários: