sábado, fevereiro 01, 2014

A festejar 105.º aniversário, Fayal Sport sonha com novo pavilhão



Foto: tribunadasilhas.pt



No próximo domingo, dia 2 de fevereiro, o Fayal Sport Club (FSC) assinala 105 anos de existência. O mais antigo clube açoriano, pilar importante da disseminação do futebol no arquipélago, divide o orgulho entre a sua história já mais que centenária e repleta de conquistas importantes e a sua capacidade de se renovar. A face visível dessa capacidade de renovação é a formação de atletas, que o atual presidente do clube entende ser o “grande alicerce” do FSC. Tribuna das Ilhas esteve à conversa com Celestino Lourenço, que falou também das dificuldades que os Verdes da Alagoa enfrentam: com os apoios cada vez mais escassos e a chegar cada vez mais tarde, fazer face a investimentos importantes é uma missão impossível. No topo das preocupações está neste momento o pavilhão, que, sem condições para acolher jogos e oferecendo até perigo a quem o utiliza, precisa urgentemente de ser reabilitado ou substituído.

A sala de troféus do FSC, no velhinho pavilhão, há muito que se tornou pequena para albergar a história da instituição. Ao centro, um (aparentemente) insignificante caneco de lata, baço e tosco, parece destoar das taças brilhantes e elegantes que o circundam. No entanto, é ele o expoente maior do alcance da história do mais antigo clube açoriano. O caneco é o primeiro troféu conquistado pelo clube, e já conta com mais de cem anos de existência.

A história de mais de um século é, sem dúvida, um dos motivos de orgulhos dos mais de 900 sócios dos Verdes da Alagoa. No entanto, nem só de história vive o clube. Com 250 atletas a praticar futebol e futsal e mais 100 na modalidade de basquetebol, o FSC é hoje um clube rejuvenescido, muito por força da aposta clara na formação. “Nos últimos anos o FSC tem trabalhado muito bem na formação e os resultados estão à vista: conseguimos arranjar bons técnicos, credenciados para tomar conta da formação, e com resultados muito positivos. Ganhámos todos os escalões de formação a nível local”, lembra o presidente do clube, destacando também o empenho do clube na formação de basquetebol e até em futsal, onde o escalão de infantis vai disputar esta época o Regional.

Celestino Lourenço faz questão de agradecer aos técnicos do clube, pela dedicação à formação, e também aos pais dos atletas, que têm colaborado com o FSC, vestindo a camisola da família Verde.

A pujança da formação na Alagoa não resolve, no entanto, as dificuldades quando é necessário formar a equipa senior, já que quando os atletas chegam à idade de atuar pela equipa principal muitos deles deixam a ilha para frequentar o ensino superior: “pelo menos 10 aletas transitavam da formação para a equipa senior esta época. No entanto todos eles foram estudar para fora. Temos essa dificuldade porque os bons atletas geralmente também são bons alunos e é muito difícil ficarem cá. Conseguimos arranjar um bom plantel, competitivo, mas da formação aproveitámos muito poucos”, explica o presidente.


in http://tribunadasilhas.pt/index.php/desporto/item/7562-a-festejar-105º-aniversário-fayal-sport-sonha-com-novo-pavilhão

Sem comentários: