sexta-feira, julho 25, 2008

História do Fayal Sport Club



Fundado a 2 de Fevereiro de 1909, foi o primeiro clube desportivo a surgir nos Açores, e o quinto em Portugal. A sua criação resultou do entusiasmo de um grupo de 21 jovens, que constituiram os sócios fundadores da agremiação, presidida em primeira instância por Manuel Tânger.

A fundação do FSC terá sido em parte influenciada pela prática do football, trazida para a Horta pela influência dos ingleses aquando da fixação na cidade das Companhias dos Cabos Submarinos.

A caminhar para o seu centenário, o Fayal juntou ao longo da história inúmeros sucessos no sector desportivo, seu principal campo de actividade, mas desempenhou também um papel aristicocultural relevante na ilha.

Por várias vezes esta instituição foi distinguida pelo contributo prestado ao desporto açoriano, destacando-se a atribuição da distinção enquanto Insituição de Utilidade Pública, atribuída em 1936, a de Oficial da Ordem de Instrução Pública (1959) e a Medalha de Mérito Desportivo (1985).

A sua história mostra-o como um clube ecléctico, distinguindo-se em várias modalidades, desde o futebol, o basquetebol, e o hóquei em patins, até à esgrima, ao tiro e à ginástica, passando pelo atletismo, entre outras.

Do seu património consta o Estádio da Alagoa, inaugurado em 1954, a sua Sede-Ginásio (198) e os campos de ténis, prevendo-se para o futuro a construção de um pavilhão, que dignifique o Clube com instalações adequadas ao nível da ssuas práticas desportivas.





SÓCIOS FUNDADORES DO FAYAL SPORT CLUB



- Manuel de Medeiros Tânger (Primeiro Presidente)

- Luciano António da Silveira

- Tomás Pereira Soares Jr

- Florêncio José Terra Jr

- Eduardo Ventura de Bem

- Manuel Stattmiller Saldanha e Alburquerque

- Luís Morisson de Oliveira

- Henrique Stattmiller Saldanha e Alburquerque

- Thiers de Lemos

- Luís Lopes Pimentel

- Domingos Augusto de Lemos

- Jaime Leal Páscoa

- Luís Carlos de Lacerda Nunes

- Carlos Ennes da Costa Ramos

- Adolfo da Silva Goulart

- Franklin Dutra

- Alberto Eduíno Goulart

- João Silveira Vila Lobo Menezes

- José António Laranjo

- Eduardo Guido Dart

- Henrique Dário César da Silva


in Tribuna das Ilhas

1 comentário:

geocrusoe disse...

Apesar do texto ser baseado ca no TI, no blog deveria ter sido colocada a época da equipa. reconheço pelas feições algumas pessoas, embora seja mais novo do elas, pelo que para mim se torna evidente que este grupo não pertence aos fundadores, mas para outros pode fazer confusão.