sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Antevisão Vitória de Guimarães-Fayal Sport



Neste domingo, a equipa de Juvenis do Fayal Sport desloca-se a Guimarães para defrontar o Vitória, num jogo que se espera naturalmente bastante complicado para a turma verde, até porque o Vitória de Guimarães luta pela primeira posição do grupo (apenas o primeiro classificado se apura para a fase seguinte).

Na primeira fase, o Vitória de Guimarães esteve inserido no grupo A, ficando em igualdade pontual no primeiro lugar com o Braga, no entanto os bracarenses levaram a melhor no confronto directo e assim o Vitória acabou na segunda posição com 51 pontos, sendo que nos jogos em casa registou um saldo de nove vitórias e dois empates, contabilizando no seu terreno 40 golos marcados e apenas seis golos sofridos.

O jogo está marcado para as 11h30 deste domingo, no Campo nº 3 do Complexo Desportivo Dr. António Pimenta Machado.


Para ajudar a conhecer um pouco relativamente a este adversário, o Blog do Fayal Sport Club entrevistou Carlos Ribeiro, dono do blog "O Vimaranes", na qual respondeu de forma clara e objectiva às questões lançadas e aqui fica o agradecimento pela disponibilidade ao conceder esta entrevista:



FSC Blog: Antes de mais, como surgiu este blog "ovimaranes"?
Carlos Ribeiro: O VIMARANES surgiu a 17 de Fevereiro de 2006, estando por isso perto de completar 5 anos de existência, o que creio que para um blogue do género é uma longevidade que me deixa de certa forma orgulhoso, principalmente porque, fruto de um conjunto de circunstâncias, superou por inteiro quaisquer expectativas iniciais. O blogue nasceu numa fase muito complicada do futebol profissional do Vitória, num ano em que o clube tentava evitar a descida de divisão e surgiu face uma vontade enorme em escrever sobre aquilo que me ia na alma na altura e a verdade é que o blogue foi crescendo de uma maneira incrível em número de leitores e comentários e isso acabou por subir a exigência do mesmo, quer pela exposição mediática até nos média, quer por ser já hoje um dos grandes veículos do "sentimento vitoriano" na internet com mais de 3 mil visitas diárias. Em Junho de 2007 acabou também por se juntar ao VIMARANES um cartoonista vimaranense e um grande vitoriano, o João Soares, que também contribui fortemente para o crescimento do blogue. Mesmo que o tempo por vezes seja pouco, porque esta não é, nem de longe nem de perto, a nossa actividade profissional, é com enorme prazer que escrevemos sobre o Vitória e sobre Guimarães, para os vitorianos e para os vimaranenses.


FSC Blog: A nível de formação como tem sido o acompanhamento?
CR: Naturalmente que por aquilo que dizia anteriormente, nem sempre o acompanhamento é ao nível do que desejamos, por via das nossas actividades profissionais e muitas vezes não é fácil acompanhar futebol profissional, de formação e modalidades. Mas tentamos seguir de modo próximo a nossa formação, porque é lá que está o futuro do clube, seja com os resultados, com fotoreportagens do principais encontros etc, não só para informar, mas porque entendemos que o esforço e dedicação dos miúdos o merece. Ainda este ano, iniciamos uma rubrica em que fazemos um acompanhamento pormenorizado com a ajuda de colaboradores locais aos atletas que saídos da formação são cedidos a outros clubes para evoluírem, porque havia uma grande necessidade entre os vitorianos de perceber como estão a crescer os "nossos miúdos".


FSC Blog: O Vitória de Guimarães no escalão de Juvenis na época passada esteve na fase final da competição, no entanto esta temporada tem no seu grupo um dos grandes candidatos ao título (FC Porto). Acredita que será possível lutar "taco a taco" pela primeira posição do grupo e respectivo apuramento?
CR: Na formação mais do que ganhar é fundamental formar. Deve ser sempre esse o principal objectivo dos técnicos e dirigentes. Ganhar troféus e depois não aproveitar os jovens saídos da formação, de que serve? Ainda assim, em qualquer competição em que se esteja o objectivo é sempre fazer o melhor. O ano passado o Vitória foi o único clube que acompanhou os três ditos grandes nas fases finais de juniores, juvenis e iniciados e isso também significa que se tem trabalhado bem na formação. Falta é aproveitá-los. Por isso, e mesmo sabendo que o Porto é o actual detentor do campeonato nacional de juvenis e que apenas perdeu um jogo na fase regular, o Vitória já deu mostras que pode discutir os jogos com qualquer adversário e por isso evidentemente que acho possível que o Vitória consiga dois bois resultados contra o Porto e garantir o apuramento.


FSC Blog: Sobre o Fayal Sport Club, já conhecia alguma coisa deste clube? Sabia por exemplo que é o clube mais antigo dos Açores e dos mais antigos do país?
CR: Confesso que não sabia de todo, muito porque a informação que nos chega ao continente dos clubes das ilhas é pequena de facto. O que sei, foi aquilo que naturalmente adveio da minha pesquisa aquando do sorteio. A vossa conquista histórica do campeonato e a forma estóica como o conseguiram com recursos limitados. E espero obviamente que esta vossa participação sirva para aprendizagem e para a divulgação do clube e da vossa formação no continente. Mais do que os resultados, é importante para os vossos miúdos jogarem contra as principais equipas e com isso crescerem e evoluírem.


FSC Blog: Na primeira fase do Nacional (onde o Vitória terminou empatado na liderança com o Braga), o Vitória de Guimarães nunca perdeu no seu reduto. Acha que essa perfomance caseira poderá manter-se?
CR: 9 vitórias, apenas 2 empates, e cujos empates, pela forma como decorreram os jogos bem que poderiam ter significado triunfos também. O factor casa é sempre importante, até para os miúdos que se sentem mais acarinhados e que têm o público sempre presente, principalmente nos grandes jogos e nestas fases finais. Por isso, creio que esse pode ser um factor preponderante no rumo do Vitória neste grupo, tendo agora dois jogos consecutivos em casa em que pode fazer prevalecer esse estatuto.


FSC Blog: Quais os jogadores que mais se destacam neste Vitória? Acredita, que alguns deles poderão quem sabe no futuro chegar ao plantel sénior?
CR: É sempre difícil esse julgamento, até porque muita “água correrá debaixo da ponte” antes dos jogadores se puderem estabelecer no plantel sénior. Ainda assim, creio que todos sem excepção devem olhar para essa possibilidade com optimismo, trabalhando com afinco para que isso aconteça. O Vitória estreou este Domingo um júnior na equipa principal – João Amorim – e que é o jogador mais internacional de sempre da formação do Vitória. E fez regressar de empréstimo um ex-júnior que estava emprestado ao Lousada. Isto é um bom sinal. E eu creio que os jogadores da formação percebem esse sinal. Quanto aos jogadores poderia citar o guarda-redes Miguel Oliveira que foi recentemente chamado à selecção nacional ou o próprio Didi, o grande goleador da 1ª fase.


FSC Blog: Para terminar, quer deixar alguma mensagem aos nossos leitores?
CR: Antes de mais, dar-vos os parabéns pelo título de campeão regional e os parabéns ao vosso clube por comemorarem por agora mais um aniversário, mostrando que com trabalho tudo se consegue, mesmo com dificuldades. Quanto ao próximo jogo e, esperando naturalmente que o Vitória respeite a vossa equipa mas que não se deixe surpreender, espero que estes jogos sirvam para que os vossos miúdos possam crescer e aprender. O futebol português precisa de um clube açoriano forte e isso também será conseguido com o trabalho de todos os clubes da região na formação. Um abraço para todos os leitores desde a cidade berço e parabéns pelo blogue e pelo acompanhamento que dão ao desporto e à vossa formação.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sejam Bem vindos a Guimaraães!

Um abraço para os Açores