terça-feira, dezembro 11, 2018

"Os Verdes da Alagoa" - Os nossos atletas (8 de 9)


Em 1.º plano da esquerda, para a direita: Rodrigo Pinto, Gui Baptista,
António Andrade, Zeca Neves, Manuel Silveira e Firmo Ventura.
De pé, pela mesma ordem: Carlos Machado, Jorge Barbosa, António Rocha,
José Baptista, Helder Quaresma e António Marques.

Quando era jovem, Firmo de Jesus Ventura residiu na Rua Conselheiro Miguel da Silveira (vulgo Rua do Mar) e aí aparecia de vez em quando um miúdo, franzino, um pouco irrequieto, para disputar uma partida de futebol de rua.
É claro que os jovens, um pouco mais robustos, viam nesse miúdo, que pretendia intrometer-se nos jogos de futebol, um empecilho para as suas partidas de futebol e o Firmo Ventura, com a persistência que caracteriza qualquer criança da sua idade, lá ia insistindo até arranjar lugar numa das equipas.
Já rapazote, mudou-se para Lomba do Pilar, Conceição, ficando por isso um pouco distante dos relvados do Estádio da Alagoa, e com a idade própria iniciou a sua carreira de jogador nas camadas mais jovens até ser integrado nos seniores do Fayal Spor Club.

Firmo de Jesus Ventura quando deixou de praticar o desporto de que mais gostava, dedicou-se a outras tarefas, tais como as de massagista, acompanhando o Fayal Sport Club, como representante da Horta à Taça de Portugal, em Outubro de 1981, à cidade de Serpa, no Continente; e a de treinador, onde teve grande sucesso nas camadas mais jovens.
Na época de 1981/82 treinou a equipa de seniores do FSC; nas épocas de 1983 a 1986 foi treinador dos seniores do Angústias Atlético Clube.
Para além destes desempenhos, Firmo Ventura foi ainda treinador de equipas de futebol de salão, tendo falecido em Março de 2007.
No desempenho de treinador nas categorias jovens, foi Campeão Distrital da AFH em 1981/82 e 1982/83 pelo Angústias Atlético Club e na época de 1990/91, nas mesmas funções de treinador de juniores do Fayal Sport Club, foi o vencedor do primeiro Campeonato Açoriano de Juniores, disputado em Ponta Delgada.

Texto transcrito na íntegra por J. Luís

“Firmo Ventura

Foi, como tantos outros, um atleta que “nasceu”, no Clube Verde, pois fez parte da Escola de Jogadores, em cuja categoria se inscreveu no ano de 1962.
Nasceu em 15 de Abril de 1946, tendo, portanto, 25 anos.
É, como se vê, um atleta jovem, podendo dar ainda ao seu Clube de sempre muitos anos de esforço e dedicação.
Inscreveu-se na categoria de seniores em 13 de Novembro de 1964, prestando serviço militar pouco tempo depois.
Como futebolista, podemos dizer que é um habilidoso.
Regressou da “tropa” um tanto “combalido” tendo-se ressentido nos primeiros jogos efectuados. Como tantos outros.
Contudo, na época passada, guindou-se a plano de destaque, sendo um elemento fundamental na manobra da equipa.
Atravessou, este ano, uma crise de forma. No entanto a sua teimosia e persistência acabaram por triunfar, e os últimos jogos já foram indicativo claro do seu “regresso” ao nível habitual.
Tem ainda muitos anos à sua frente. Pode melhorar a sua técnica e o seu poder físico. Se o conseguir será um futebolista do primeiro plano, útil ao Clube e à terra. Firmo de Jesus Ventura, um atleta com que o Clube Verde pode e deve contar”.

J. Luís

Publicado no Incentivo a 10 de Dezembro 2018

Sem comentários: