quarta-feira, outubro 26, 2011

"Crer e Querer"


Como primeiro tema desta rubrica semanal "Crer e Querer", só fazia sentido iniciar com uma crónica relativa aos fundadores do Fayal Sport Club, na qual deram o mote para o que é e o que representa hoje em dia este clube, que é sem dúvida um dos maiores dos Açores.

O Fayal Sport Club foi fundando a 2 de Fevereiro de 1909. A sua criação resultou do entusiasmo de um grupo de 21 jovens, que constituiram os sócios fundadores da agremiação, presidida em primeira instância por Manuel Tânger.
O mais antigo clube dos Açores nasceu há 102 anos pela mão de um grupo de desportistas faialenses, influenciados pelos ingleses que trabalhavam nas estações de cabos telegráficos submarinos na ilha do Faial.
Por várias vezes esta instituição foi distinguida pelo contributo prestado ao desporto açoriano, destacando-se a atribuição da distinção enquanto Insituição de Utilidade Pública, atribuída em 1936, a de Oficial da Ordem de Instrução Pública (1959) e a Medalha de Mérito Desportivo (1985).A sua história mostra-o como um clube ecléctico, distinguindo-se em várias modalidades, desde o futebol, o basquetebol, e o hóquei em patins, até à esgrima, ao tiro e à ginástica, passando pelo atletismo, entre outras.Do seu património consta o Estádio da Alagoa, inaugurado em 1954, a sua Sede-Ginásio (198) e os campos de ténis, prevendo-se para o futuro a construção de um pavilhão, que dignifique o Clube com instalações adequadas ao nível das suas práticas desportivas.


SÓCIOS FUNDADORES DO FAYAL SPORT CLUB

- Manuel de Medeiros Tânger (Primeiro Presidente)
- Luciano António da Silveira
- Tomás Pereira Soares Jr
- Florêncio José Terra Jr
- Eduardo Ventura de Bem
- Manuel Stattmiller Saldanha e Alburquerque
- Luís Morisson de Oliveira
- Henrique Stattmiller Saldanha e Alburquerque
- Thiers de Lemos
- Luís Lopes Pimentel
- Domingos Augusto de Lemos
- Jaime Leal Páscoa
- Luís Carlos de Lacerda Nunes
- Carlos Ennes da Costa Ramos
- Adolfo da Silva Goulart
- Franklin Dutra
- Alberto Eduíno Goulart
- João Silveira Vila Lobo Menezes
- José António Laranjo
- Eduardo Guido Dart
- Henrique Dário César da Silva

Crer e Querer!

Nota: Quem estiver interessado em enviar alguma foto, fazer algum texto (falando da sua vida desportiva/técnica/directiva ou homenagear alguma personalidade histórica do clube etc...), basta entrar em contacto com o blog através do mail:
fayalscblog@gmail.com

Sem comentários: