terça-feira, janeiro 15, 2019

"Os Verdes da Alagoa" - Uma família "alvi-negra"


Na foto: O Pai Jaime Serpa, os filhos Carlos Serpa,
Mário Serpa, Hildeberto Serpa.
Em 2.º plano: Jaime Serpa, Jaime Serpa (neto)
Manuel Serpa e José Serpa.

Fugindo um pouco ao que temos vindo a escrever relacionado com os “Verdes da Alagoa”, vamos dedicar-nos, hoje, a uma família de um histórico adversário do FSC. Referimo-nos ao Angústias Atlético Clube, com sede na freguesia das Angústias e, segundo informações que nos foram fornecidas, a sua bandeira foi inspirada na da cidade de Lisboa.

O Angústias Atlético Clube foi fundado em 6 de Janeiro de 1023 e tem o seu nome e equipamento inspirados no Casa Pia Atlético Clube que em 1922 visitou a nossa ilha.
A presente foto dos irmãos Jaime, Carlos, Hildeberto, Mário, José Alberto e Manuel Serpa, todos excelentes jogadores do Angústias Atlético Clube, que foi fundado em 6 de Janeiro de 1923, merece não só estar nas paredes de suas casas e em lugar de destaque nas paredes do Angústias Atlético Clube, bem como ser divulgada de modo mais amplo, não só por ser histórica como deve ser no mundo do futebol uma foto inédita.
 Na edição do “Incentivo” de 24 de Setembro de 2018, era divulgada uma foto histórica e também inédita, na qual se encontram pais e filhos, todos jogadores do Fayal Sport Club.
Se na história do Fayal Sport Club a família que mais contribuiu com jogadores foi a de Pacheco de Almeida, ficámos a saber que no Angústias Atlético Clube, o casal Jaime da Rosa Serpa, mais conhecido pela alcunha “Jaime Cabrito”, foi aquele que mais filhos contribuiu para as hostes “alvi-negras”.

Esta foto, por pertencer a um dos nossos “históricos adversários” merece, em nosso entender, ser devidamente divulgada e devido a Hildeberto Serpa, também esporadicamente “Verde da Alagoa”, por ter sido treinador da equipa de seniores do Fayal Sport Clube que, em 1984, defrontou o Casa Pia Atlético Clube e o ter vencido por 3-0.
Na presente foto, encontram-se seis irmãos que jogaram na equipa alvi-negra e foram exímios desportistas e, na nossa opinião, alguns deles teriam lugar em boas equipas continentais.
Contra estes leais adversários, os rapazes da nossa geração muitas vezes se encontraram e essa rivalidade mais se acentuou, uma vez que o Fayal Sport, sendo o Clube com mais anos de existência, desde a sua fundação e até ao ano de 1970, tinha ganho 15 campeonatos, enquanto que o Angústias Atlético Clube, mais novo 14 anos, tinha ganho 16 campeonatos.
Desta “família alvi-negra” vamos dar a conhecer algo mais sobre as suas capacidades desportivas:
- O pai Jaime Serpa, “Mestre Jaime Cabrito”, foi dirigente da Associação de Futebol da Horta, do Angústias Atlético Club e da FNAT, posteriormente designada por INATEL. Deslocou-se aos Estados Unidos como dirigente da selecção de futebol da Horta. Acompanhou, também, como dirigente, a equipa do Atlético, às Ilhas da Terceira e de S. Miguel. Foi, também, a Lisboa como dirigente da FNAT, com a equipa de Andebol dos Estivadores da Horta.

Os seus 6 filhos foram, desportivamente, polivalentes:
- Jaime Serpa, na Ilha do Faial, jogou futebol no Sporting Club da Horta e no Angústias Atlético Club. Na Ilha de S. Miguel, jogou no União Micaelense e na Ilha Terceira, no Sport Angrense e no Sport Clube Lusitânia. Para além do futebol, praticou hóquei em patins, basquetebol, futebol de salão e foi treinador de futebol no Atlético. Na FNAT, foi jogador e treinador da equipa de futebol da Praia do Almoxarife.
- Carlos Serpa, nesta Ilha do Faial jogou futebol no Sporting e no Atlético. Em Angra do Heroísmo, no Angrense. Para além do futebol, praticou também basquetebol, andebol, futebol de salão e na FNAT jogou futebol na equipa de Pedro Miguel e na Ilha do Pico no Vitória Sport Club. Foi treinador do Atlético e do Vitória Sport Club.
- Hildeberto Serpa jogou futebol no Atlético. Também nesta equipa, praticou hóquei em patins, basquetebol, andebol e futebol de salão. Foi treinador do Atlético, Sporting da Horta e Fayal Sport Club, na equipa que ganhou ao Casa Pia Atlético Club, em 1984. Na FNAT jogou e treinou a equipa de Pedro Miguel. Na FNAT da Ilha do Pico, jogou e treinou a equipa do Futebol Clube da Madalena.
- Mário Serpa, jogou futebol no Angústias Atlético Club e na Ilha Terceira jogou futebol no Lusitânia Sport Club. Praticou também basquetebol, andebol e futebol de salão, no Atlético. Foi treinador de futebol no Sporting da Horta e no Atlético.
- José Alberto Serpa jogou futebol na equipa alvi-negra e nos Estados Unidos jogou na equipa do União Faialense. Praticou, também, no Atlético, basquetebol, andebol e futebol de salão.
- Manuel Serpa jogou futebol no Atlético. Também neste clube, praticou basquetebol, andebol e futebol de salão.
- O jovem Jaime Serpa (neto e filho) que se apresenta na foto era a mascote do Angústias Atlético Clube.

J. Luís

Publicado no Incentivo a 14 de Janeiro 2019

Sem comentários: