terça-feira, agosto 07, 2018

"Os Verdes da Alagoa" - Fayal e Lusitânia na disputa da Taça "Gaspar Neves"


Em 1.º plano, da esquerda para a direita: Armando Sousa, Abílio Baptista, João Ângelo, Carlos Machado, Manuel Maria e Necas Madruga.
De pé, pela mesma ordem: Costa Pereira, Manuel Cristo, Alfredo Simão,
João Ribeiro, Manuel Raposo, Gaspar Neves, João Luís e Durval Melo.


Na primeira edição do Jornal do Fayal Sport Club, de 2 de Julho de 1966, era feita a reportagem do jogo realizado entre o clube da Alagoa e o Sport Clube Lusitânia, homenageando desta forma o seu jogador e treinador Gaspar Adelino Torres Castro Neves.
Essa homenagem que teve como disputa a taça com o seu nome, foi realizada no Estádio da Alagoa cujo resultado, no primeiro encontro, foi favorável aos “Verdes da Alagoa” por 1-0. A jogada do golo, é-nos descrito desta forma:
“Gaspar Neves libertou-se dum adversário e lançou Madruga pelo flanco esquerdo. Este, mais rápido que Dionísio conseguiu isolar-se. Georgino saiu ao seu encontro, mas MADRUGA rematou pelo lado esquerdo, fora do alcance do guarda-redes lusitanista”.
Para recordar esse jogo, a seguir se transcreve, com a devida vénia, a descrição da actuação dos jogadores do Fayal Sport descrita por José Pacheco de Almeida:

“DURVAL MELO – Corajoso. Seguro, apesar da sua pequena estatura cumpriu muito bem.
JOÃO RIBEIRO - Defrontando um adversário de grande técnica teve imensas dificuldades, sendo batido em muitos lances. Bateu-se com energia, e a sua actuação melhorou com o decorrer do tempo.
MANUEL CRISTO – Grande actuação. Excelente no jogo de cabeça, no qual é imbatível, seguro nos cortes, calmo nas entregas. De reprovar uma atitude para com o Airosa, já que fica a ensombrar o seu magnífico trabalho.
JOÃO LUÍS – Magnifico a defender. Tem como que um sexto sentido que lhe indica o momento exacto do corte. Pouco preciso nas entregas, único pormenor menos bom do seu trabalho.
ALFREDO SIMÃO – Bom trabalho. Valente, lutou sempre, tendo tido iniciativas agradáveis de ataque.
MANUEL RAPOSO – Extraordinário o seu espírito de luta. É um jogador que dá todo o seu esforço à equipa. Tentou com êxito alguns lançamentos compridos para os extremos.
MANUEL MARIA – Excelente actuação. Incansável, corre o campo todo, desbaratando energias, pois não se poupa a esforços. Pedra influente no meio campo. Quebrou perto do fim quando a equipa toda se ressentiu dos esforços feitos nos diversos jogos da semana.
ARMANDO SOUSA – Boa actuação. Aliou à sua extraordinária corrida um espírito de luta que não lhe é habitual. Teve algumas corridas impressionantes pelo seu sector.
GASPAR NEVES – Jogando lesionado, esforçou-se até ao esgotamento. Teve jogadas que só a sua técnica permitiu executar. Bons lançamentos aos extremos.
JOÃO ÂNGELO – No pouco tempo que esteve em campo, foi infeliz nos passes. Jogador calmo e de boa técnica, tentou orientar a sua equipa, mas não o conseguiu.
CARLOS MACHADO – Entrando a substituir João Ângelo, revelou-se batalhador incansável. Ajudou os homens do meio campo. Apareceu pouco na área da verdade.
NECAS MADRUGA – Muito rápido e corajoso, marcou um golo magnífico e teve algumas fugas espectaculares. Jogando ainda mal refeito duma lesão, lutou sempre com energia. Boa actuação.
ABÍLIO BAPTISTA – Jogou alguns minutos no lugar de Armando Sousa que se lesionou. Habilidoso, falta-lhe força para entrar na área”.

Numa notícia aparte, o mesmo boletim escrevia o seguinte:
“Do bom entendimento havido entre o Lusitânia, Campeão Açoriano e o Fayal, Campeão Distrital, nasceu a ideia duma homenagem, aliás justa, ao futebolista Gaspar Neves. Agora munido do diploma de Curso de Treinadores, tirado no ano de 1964.
Gaspar Neves já prestou valiosa contribuição a estes dois conjuntos açorianos, onde a sua classe ficou bem vincada.
Agora ligado ao Fayal Sport Club, Gaspar Neves tem contribuído com entusiasmo, dignidade profissional e classe para conduzir a sua equipa às mais saborosas vitórias.
Esta homenagem e a Taça que tem o seu nome ficam a perpetuar o nome de um Atleta dos mais completos que têm pisado campos açorianos”.
Na segunda mão realizada em Angra do Heroísmo, o Lusitânia venceu o Fayal Sport Club por 3-1.

J. Luís

Publicado no Incentivo a 06 de Agosto 2018

Sem comentários: