quinta-feira, março 01, 2007

Fayal Sport em destaque no jornal A´Bola

No jornal de Sábad0 dia 24 de Fevereiro de 2007 no jornal A´Bola foi dedicada quase uma página inteira ao Fayal Sport Club.
Neste artigo essencialmente é falada da manutenção da equipa na 3ªDivisão, bem como ser a primeira equipa da ilha a ficar no grupo dos primeiros.
Além de uma pequena entrevista ao treinador Manuel Monteiro, o jornal A´Bola dá destaque também a um jogador do Fayal Sport, neste caso a João Pinhal Internacional Sub-19 e formado no Futebol Clube do Porto.
Aqui fica os textos que saíram a falar sobre o Fayal Sport no jornal A´Bola:



"A nossa época está feita, mas não vamos abdicar de lutar pelo melhor lugar possível. Queremos a terceira posição" manuel monteiro


FAYAL sport É A PRIMEIRA EQUIPA DA ILHA A CONSEGUIR A PERMANÊNCIA
Proeza pela mão de Monteiro
Por NUNO VIEIRA

O Fayal Sport classificou-se na quarta posição da primeira fase da série Açores e pela primeira vez no seu historial de 98 anos garantiu a permanência na III Divisão Nacional, sendo também a primeira equipa da ilha a conseguir tal feito. Com o segundo orçamento mais baixo do campeonato, Manuel Monteiro, o técnico, cometeu uma pequena proeza.

A permanência ganha maior relevância pelo facto de o clube ter corrido sérios riscos de não participar na série Açores. Os problemas financeiros foram ultrapassados, a Direcção fez um orçamento de apenas 80 mil euros e investiu, sobretudo, em atletas da ilha do Faial, formando um plantel com 22 jogadores da casa. O treinador viajou do continente, mas já trabalhava nos Açores, orientando o Boavista das Flores. Recrutou dois futebolistas do continente e colocou mãos à obra.

Os resultados superaram as expectativas. «Estou satisfeito com o que encontrei. Conseguimos a permanência e podemos dizer que o nosso campeonato está feito. Mas não vamos abdicar de lutar pela melhor classificação possível. O terceiro lugar passa a ser o objectivo», diz Manuel Monteiro, que enquanto jogador representou muitos clubes da I Divisão, como o Boavista, Salgueiros, Leixões, Leça, Tirsense, Farense e Académica, entre outros, chegando ainda a ser chamado à Selecção de Esperanças.

O técnico considera que o espírito de grupo «foi fundamental» para que o Fayal Sport tivesse feito história na ilha — «os jogadores acreditaram sempre nisso e lutaram por essa meta» —, tornando-se o primeiro clube a evitar a descida aos distritais, o que aconteceu nas três anteriores experiências na III Divisão deste emblema de 98 anos.

Os outros clubes do Faial, o Atlético e o Flamengos, tiveram a mesma sina, numa ilha de 15 mil habitantes que sonham ver uma equipa da AF Horta num escalão superior, rivalizando, por exemplo, com Operário, Lusitânia e Madalena. A primeira proeza está conseguida.


PINHAL É A FIGURA
Internacional em rodagem
João Pinhal, de 19 anos, internacional sub-19 (nas selecções desde os sub-16), é a referência do Fayal Sport. Marcou cinco golos e é o rei das assistências, num ano que pretende seja de rodagem para outros patamares.

Na época passada, João Pinhal jogou nos juniores do FC Porto, mas foi dispensado pelos dragões e acabou desempregado. Com a época em andamento, para não ficar parado, aceitou rumar aos Açores, onde tem mostrado qualidade para jogar num nível superior. O avançado Barbosa é o outro representante do continente no plantel.

Sem comentários: