quinta-feira, janeiro 12, 2012

Futsal


Reportagem feita pelo site regiaodesporto.com:

Na simpática ilha do Faial encontramos Domingos Machado, treinador do Fayal Sport, outra das equipas estreantes nestas andanças, outro dos treinadores que se estreiam este Sábado em campeonatos Nacionais. Assume desde logo que os objectivos da época transacta foram atingidos, Domingos Machado diz que o objectivo desta época é disputar os três pontos em todas as partidas. Na estreia em Rabo de Peixe o técnico Faialense espera grandes dificuldades na deslocação à Ribeira Grande para defrontar o Rabo de Peixe. Afirma sem rodeios ter os melhores jogadores a praticar Futsal na ilha azul e a finalizar pede o apoio dos adeptos nesta época de estreia.


Região Desporto (RD): O Fayal Sport é uma das 10 equipas que irá ficar para a história do Futsal Açoriano, pois estará na primeira edição da Série-Açores de Futsal. Para os menos atentos, como surgiu o Futsal no Fayal Sport?
Domingos Machado (DM): Surgiu aquando do 1º campeonato organizado pela A.F. Horta, por um grupo de jogadores de futebol de 11 em fim de carreira.

RD: Que balanço faz do campeonato realizado pela sua equipa na época transacta, que culminou com o título de campeão da Horta, em seguida o título de campeão da AFH e respectivo apuramento para a Série-Açores?
DM: Fizemos um campeonato em que conseguimos evoluir semana e semana, apesar de termos poucas horas de treino a qualidade do nosso Futsal foi melhorando. Os jogadores estiveram bastante empenhados e conseguimos ser campeões sem derrotas.

RD: O objetivo da sua equipa era o título/conseguir este apuramento?
DM: O título da A.F. Horta foi desde a primeira conversa com os jogadores o nosso primeiro objetivo. Nos jogos da fase de apuramento os jogadores empenharam-se e mereceram ser campeões da A.F. Horta e garantir o apuramento para a serie Açores de futsal.

RD: A sua equipa na época passada só no campeonato de ilha conseguiu marcar 46 golos e sofreu 9. Analisando friamente estes números, são números que lhe agradam, ou são aspectos que pretendem melhorar?
DM: Claro que me agradam. Mas o campeonato que agora começa é muito mais exigente, a qualidade das equipas vai obrigar-nos a muito maior concentração e solidariedade defensivas. Em termos ofensivos temos de ser mais pacientes e objetivos.

RD: E nesta época de estreia quais os objectivos da sua equipa?
R: Dignificar o clube e sentir no fim do campeonato que fizemos tudo que estava ao nosso alcance para vencer e para proporcionar bons jogos de futsal. Só depois de disputarmos os primeiros jogos e analisarmos os primeiros adversários poderemos ter uma ideia do que nos espera. Mas queremos disputar os 3 pontos em todos os jogos. Só que não jogamos sozinhos e o adversário também quer ganhar. Vamos tentar fazer o maior número de pontos possíveis.

RD: Esta Série - Açores ficará também marcada por uma pré-época que começou em Agosto e terminou em Janeiro. Como foi o seu plantel vivendo esta longa espera pela estreia?
DM: Não é normal ter um período pré-competitivo com a mesma duração do período competitivo. Não estivemos parados, entramos no Torneio de abertura da ilha, permitiu fazer algumas experiências e mantermo-nos em atividade. Os jogadores trabalharam com muita vontade sabendo que vão fazer parte de um campeonato que agora dá os primeiros passos se espera se prolongue por muitos anos, e ninguém lhes tira o prazer de serem pioneiros desta competição.

RD: Esta Série-Açores será simplesmente um campeonato com uma fase regular a duas voltas. Acha que é o suficiente, ou deveriam existir play-off para apurar o campeão?
DM: Nos primeiros anos deveremos continuar com campeonato com fase regular a duas voltas, e analisarmos o que correu bem e o que correu mal, e posteriormente podermos fazer as alterações necessárias. Tudo vai depender da Federação, Associações, Clubes e seus treinadores.

RD: Na estreia o Fayal Sport desloca-se a São Miguel para medir forçar com o Rabo de peixe. O que espera desta partida?
DM: Grandes dificuldades., foi o campeão A.F.Ponta Delgada, está motivado, tem um público que os apoia muito, mas vamos disputar os três pontos, não temos nada a perder, é a 1ª jornada. A pressão está do lado deles, jogam em casa.

RD: Tem o plantel que desejava para atacar esta Série-Açores?
DM: Tenho os melhores jogadores a praticar Futsal desta ilha. Se gostaria de ter mais? Claro que sim, mas a opção de escolha é muito limitada, há muito poucos praticantes e os que existem são todos oriundos do futebol 11.

RD: Quais as principais alterações no seu plantel da época passada param esta época?
DM: Conseguimos recrutar 2 jogadores um fixo e um pivot que são uma mais valia para dar mais consistência e equilibrar o plantel.

RD: O facto de faltar algum conhecimento neste campeonato de ilha para ilha em relação aos adversários pode condicionar a primeira volta do campeonato?
DM: Os representantes de S. Miguel (3 equipas) e os da Terceira (4 equipas), tem vantagem em relação às restantes 3 equipas, pois conhecem-se entre si. Mas isso vale o que vale. Não estou a imaginar as equipas a ir jogar com medo de perder. Se condiciona? Talvez. Mas após os primeiros minutos, depois disso podem fazer-se alterações, pedir tempo, por isso é que esta modalidade é espetacular, nada está ganho até ao apito final.

RD: Olhando aos pavilhões existentes na ilha do Faial, considera os suficientes para a prática da modalidade?
DM: A ilha precisa de mais um pavilhão. Existem várias modalidades de pavilhão e vários escalões pelo que os horários disponíveis, são muito limitados e invariavelmente quem fica para o fim é o Futsal. Se houvesse apoio por parte das entidades responsáveis para fazer obras de remodelação no nosso pavilhão, talvez se pudesse inverter esta necessidade com menos dinheiro.

RD: São Miguel é a única ilha da região que alberga jogos da primeira divisão de Futsal. Considera isto uma vantagem em relação às demais ilhas?
DM: Não. A única vantagem que S. Miguel e Terceira (já agora), tem em relação ás outras ilhas é o facto de terem vários escalões de formação e bastantes equipas o que lhes permite ter um campeonato mais competitivo. Além disso os escalões de formação com o tempo vão “alimentando” as equipas seniores, que já não precisam de ir buscar jogadores de futebol 11 e ensinar-lhes o Bê À Bá da modalidade.

RD: Agora que vai arrancar a tão desejada Série-Açores, que mensagem quer deixar aos sócios e adeptos do Fayal Sport?
DM: Compareçam, apoiem-nos e desfrutem desta modalidade espetacular que é o FUTSAL.


Sem comentários: